quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Política


EUA sugerem  realização separada das eleições na Guiné-Bissau 

Bissau, 21 Nov 18 (ANG) - O embaixador dos Estados Unidos de América para a Guiné-Bissau (EUA) sugeriu terça-feira as autoridades guineenses a  realização separada das eleições legislativas e presidenciais no país, como forma de atrair mais confiança e  apoio a Comunidade Internacional.

Em conferência de imprensa, Tolinabo Mushingi disse que depois das eleições legislativas o mundo aguardará ansiosamente a realização das próximas eleições presidenciais, que estará prevista para  2019, realçando  que a concretização separada das duas eleições, na base de vontade popular, será um grande triunfo para o país.

Mushingi que efectua a sua setima visita à Guiné-Bissau na qualidade de embaixador  reuniu  com o Presidente da República José Mário Vaz, o Primeiro-ministro, Aristides Gomes, e com todos os líderes dos principais partidos políticos da Guiné-Bissau. 

Tulinabu Mushingi reconheceu haver  divergências de opinião entre os partidos políticos sobre o  processo de recenseamento, mas disse  que  mesmo assim, reconhece os desafios que as autoridades enfrentam na realização do pleito eleitoral.

Felicita  os esforços demostrados até então por ambas as partes, em abster-se de actos inflamatórios e violentos.

O diplomata norte-americano declarou que os Estados Unidos de América estão de braços abertos para continuar a apoiar a Guiné-Bissau como sempre apoiou, razão pela qual disponibilizou 200.000 dólares para a realização das eleições.

 De igual modo Tulinado Mushingi disse que o seu país financiou ainda, um projecto de formação dos jornalistas no domínio da cobertura das eleições, de forma efectiva e justa na cidade de Bafatá zona leste do país, através de um projecto apresentado pela Cobiana Communication.

Por último, o Embaixador dos Estados Unidos de América para a Guiné-Bissau com  residência em Dakar, ofereceu coletes aos jornalistas para a cobertura eleitoral, e apelou a classe para trabalhar de forma  livre , isenta e imparcial  durante a campanha eleitoral. ANG/LLA/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário