sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Pesca Artesanal


            Diretor-geral preocupado com a fuga ao pagamento de licenças

Bissau, 15 Nov 18 (ANG) – O Diretor-geral da Pesca Artesanal, Cipriano Fernandes Sá, denunciou hoje o conluio de alguns cidadãos nacionais na fuga ao pagamento de licença de pesca artesanal por parte de pescadores estrangeiros. 

Em entrevista exclusiva à ANG, Cipriano Fernandes Sá disse que, nas regiões do país, os estrangeiros estão a subornar os nacionais para pagar as licenças num valor inferior ao estipulado por lei.


“Conseguimos detectar muitos cidadãos munidos de licenças de mais de 10 pirogas de pesca artesanal de grande porte, mas que na realidade as referidas embarcações pertencem aos pescadores estrangeiros”, revelou.

 Exorta os nacionais para se absterem desta prática, porque prejudica o Tesouro Público e consequentemente ao país.


Cipriano Sá considera que os guineenses não dão atenção ao sector da pesca artesanal porque existem poucos profissionais no sector, acrescentando que a maioria exerce essa actividade por  subsistência ao contrário  das outras áreas.

Cipriano Fernandes Sá  realçou a importância da reactivação do Projeto de Desenvolvimento de Pesca Artesanal em Bolama (PRODEPA), que segundo ele, irá ajudar na qualificação dos pescadores nacionais e atração de  jovens para este sector, criando  mais oportunidades do emprego e abastecimento do mercado interno com produtos pesqueiros.

"Com pouco número de nacionais na  actividade pesqueira e com a falta de frota nacional de pesca industrial, os consumidores vão continuar a sofrer com a falta de pescado no mercado" lamentou. ANG⁄CP⁄ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário