terça-feira, 27 de novembro de 2018

Contas públicas



Bissau,27 nov 18 (ANG) - O presidente do Tribunal de Contas disse esta segunda-feira que o combate à corrupção não “é exclusivamente o dever dos órgãos legalmente assinalados para o efeito mas também o dever da sociedade civil”.

Dionísio Cabi falava no cerimónia comemorativa do vigésimo sexto aniversário do Tribunal de Contas que se realiza hoje (27 de Novembro).

“O combate à corrupção não é exclusivamente o dever dos órgãos legalmente assinalados para o efeito. É  também  o dever da sociedade civil contribuir na acção fiscalizadora em observância ao princípio da democracia financeira”, referiu o presidente do Tribunal de Contas.

Por outro lado, solicitou a denúncia de pequenas corrupções do dia-a-dia , e a mudança da cultura de conformismo que caracteriza a grande maioria dos guineenses..

“Embora a grande parte dos guineenses critica as práticas corruptas na administração pública e seus serviços, mas na realidade não colabora, com frequência, na sua denúncia e consequente combate as pequenas corrupções do dia-a-dia, e  a postura de conformismo” sublinhou Dionísio Cabi.

Em relação ao vigésimo sexto aniversário que se realiza hoje, Dionísio Cabi sublinha que o acto vai ser momentos de reflexão sobre o combate a corrupção, fomento a política de boa governação e edificação do estado social e  democrático no país.

Segundo Dionísio Cabi, o Tribunal de Contas fez 32 inquéritos nas escolas públicas com maior incidência ao nível dos liceus e escolas superiores, na federação de futebol, serviço de assistência Aeroportuária, INACEP, fundo turismo e Hospital Militar.

No decurso da cerimonia comemorativa do dia do Tribunal de Contas foram distinguidas as personalidades e instituições como Estado Maior-general das Forças Armadas, a Rádio Capital-FM, os ex-ministros de Finanças e de Função Pública, liceu Agostinho Neto, Empresa Latex FOAM Bissau como também a Papelaria Dalas, por terem colaborado durante a realização das auditorias.

A ANG soube de fontes ligadas ao Tribunal de Contas que algumas auditorias às contas públicas resultaram em processos que serão submetidos ao julgamento em tribunal. ANG/Rádio Sol Mansi

Sem comentários:

Enviar um comentário