quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Política


           PAIGC vai assinar acordos de coligação com partidos aliados

Bissau,14 Nov.18 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vai assinar acordos de coligação e parceria com os partidos políticos tradicionais aliados há três anos no decurso da crise político-institucional.

A decisão foi tomada na última reunião do Comité Central dos libertadores, realizada no passado dia 12 do corrente mês em Bissau.

O órgão máximo do partido entre os Congressos, decidiu aprovar também um Acordo Político Pré e Pós Eleitoral com o Partido da Convergência Democrática (PCD), com a União para Mudança (UM), o Partido da Nova Democracia (PND), o Movimento Patriótico (MP), e o Partido Social Democrata (PSD), para formação de um governo inclusivo em função dos resultados eleitorais.

O Comité Central autorizou ainda a construção de uma coligação para as próximas legislativas com Partido de Unidade Nacional (PUN) e cujo líder Idrissa Djaló encabeça a lista da coligação no Circulo Eleitoral-13 (Bambadinca e Xitole).

O órgão máximo dos libertadores no intervalo dos Congressos, informa que o referido acordo no componente pré-eleitoral, visa a promoção de diálogo e concertação, evitando pronunciamentos que possam comprometer a paz e estabilidade (não agressão).

E no componente pós-eleitoral, o acordo aponta a incidência parlamentar para a estabilidade governativa em torno das reformas necessárias para o funcionamento do Estado de Direito.
ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário