quinta-feira, 9 de julho de 2020

Eleição Federação/Director de campanha de Manelinho promete concretizar “grandes realizações” caso foram reconduzidos

Bissau, 08 Jul 20 (ANG) - O Director de campanha de Manuel Irénio Nascimento Lopes (Manelinho) na corrida para o terceiro mandato à frente de Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB)  afirmou que, caso o seu candidato for eleito concretizarão “grandes realizações” para o desenvolvimento do futebol guineense.

Bonifácio Malam Sanhá, falava em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné sobre o balanço dos quatro anos de mandato do seu candidato à frente da FFGB e apresentação das suas perspectivas para o terceiro mandato.

Disse que têm 05 projectos aprovados para implementar no próximo mandato.

“Os cincos projectos que temos são a de reabilitação de Centro de Estágio de Federação, aquisição de meios de transporte para diferentes selecções e para Federação, aquisição de três tapetes sintécticos(um para o estádio de Canchungo, outro para Nhacra e um para campo de Ajuda Sport Club), mobiliário para o referido centro e paineis solares para permitir iluminação permanete no Centro”, informou Malam Sanha.

Sublinhou que, pretendem arranjar dois quadros superiores que serão formados com o apoio da própria FIFA de modo a poderem ajudar na realização dos projectos e regulamentos do projecto FOWARD, uma vez que é a biblia é a inspiração de cada Federação, acrescentando que nele podem ser realizados todo o trabalho da organização com finalidade de contribuir para desenvolvimento do futebol da Guiné-Bisssau.

“No quadro do projecto FOWARD  temos ainda para sacar uma soma de dois milhões e meio de doláres até o dia 31 do Dezembro de corrente ano, e com este montante queremos aumentar capacidade de quatro campos sintécticos à nível nacional sendo um na província Leste, dois no Norte e um no Sul do país”, informou aquele responsável.

Bonifácio Sanha informou que a Guiné-Bissau é um dos países que está na restrição financeira com a FIFA, tendo acrescentado que, tal como outros países do mundo através do programa FOWARD existem um conjunto de benefícios que podem ganhar para ajudar no crescimento interno do futebol.

“Quando um país está na restrição, isso não significa que a FIFA vai lhe impedir de pegar o seu dinheiro, mas vai lhe conceder o fundo através de uma forma faseada. Por exemplo em meados de janeiro de todo o ano os países têm o direito de receber quinhentos mil doláres, mas no caso concreto da Guiné-Bissau, não conseguimos recebe-lo devido as restrições financeiras, só costumamos receber 50 mil doláres mensais para os nossos custos operacionais”,explicou.

 na primeira semana de julho também temos direito de receber quinhentos mil doláres para o desenvolvimento, mas infelismente desde 2016 Guiné-Bissau não recebeu o dinheiro de mês de Julho por causa de restrição”, revelou.

 Malam Sanha disse que no momento já conseguiram cinco “grandes projectos” e que isso demonstra que o país poderá sair da restrição brevemente, tendo explicado que quando um país não está a cumprir com orientações do regulamento FOWARD não terá direito à nenhum projecto, mas que felizmente já têm cinco projectos aprovados.

O Director de Campanha de Manelinho informou ainda que, no quadro de programa FOWARD 2.0, têm seis milhões de dólares para desbloquear num período de quatro anos e que com o referido dinheiro pretendem fazer um Centro Técnico Nacional que vai permitir maior desenvolvimento de futebol.

Adiantou que, com isso vão estar em condições de albergar as pessoas ou miúdos com melhores talentos no sentido de lhes ensinarem mais sobre o futebol para que possam desenvolver as suas capacidades técnicas e físicas.

Sanha explicou que o proceto FOWARD é uma ferramenta que a FIFA põe a disposição dos seus associados de forma a subvencionar e regulamentar o funcionamento das Federações à nível mundial.

Malam Sanhá defendeu a necessidade de o país ter uma lei base que regula o sistema desportivo, tendo justificado que, só assim se pode definir a política do governo para o sector, com a finalidade de termos um futebol mais actractivo e com maior progresso.

Aquele responsável considerou de positivo o mandato de Irénio Nascimento Lopes vulgo Manelinho, por ter feito “algo de bom e encorajador para o futebol da Guiné-Bissau”.

 “A Guiné-Bissau tem, actualmente,  todas as selecções em activo nas suas diferentes camadas e género, o que não acontecia antes, na história do país. Isso mostra que a direcção do Manelinho fez algo e que pretende fazer muito mais, se lhe  for permitido o terceiro mandato”, disse.

Sanhá salientou que apesar de muitos não valorizaram a participação da Guiné-Bissau, duas vezes consecutivas, no Campeonato Africano das Nações (CAN), é na realidade é uma coisa que “merece elógio e motivação” por ser um facto inédito na história de futebool guineense.

O Director de campanha de Manelinho   referiu que conseguiram reactivar a cooperaçao com a Federaçao Portuguesa de Futebol na área de formação dos seus agentes.

“Tendo em conta a dinâmica que o futebol está tendo actualmente na Guiné-Bissau, é necessário uma estrutura profissional que estará a altura de acompanhar as selecções com o objectivo de ter sempre melhores resultados nas competições internacionais”, sustentou Bonifácio Malam Sanhá ANG/AALS/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário