quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

 

Cumprimentos ano novo/CONAI reitera compromisso de promover um jornalismo que respeite princípios deontológicos da profissão

Bissau, 06 Jan 22 (ANG) – A Confederação Nacional das Associações
de Imprensa (CONAI) reiterou esta quinta-feira ao Presidente Umaro Sissoco Embaló o dever da organização de promover um jornalismo que respeita principios deontológicos,  no cumprimento do dever de informar e formar a sociedade guineense.

O vice-presidente da CONAI, Eusébio Nunes foi quem declarou este comprimisso ao chefe de Estado, ao discursar na cerimónia de cumprimento de Ano Novo pela imprensa guineense.

Nunes sublinhou entretanto a necessidade de se ponderar com cuidado em relação  ao custo/beneficio de opções editoriais  que possam pôr em causa o bem maior, em nome do interesse público.

O vice-presidente da CONAI, encoraja os profissionais da comunicação social a não vacilarem na sua função de informar a sociedade e ao mesmo tempo não vacilarem no desempenho consciente e rigoroso, da sua profissão, em obdiência a ética e ao Código Deontológico

Nunes desejou ao Presindente da República  e  sua familia, um feliz ano novo, em nome dos profissionais da comunicação social.

ʺNão é menos verdade que o sector da comunicação social é parente pobre da estrutura do governo e é neste sentido que gostariamos de poder contar com a magistratura de influência da vossa excelência, para estar ao lado da CONAI na defesa da ética laboral, que assegure as condições de trabalho, sem precaridade, o que passa necessariamente pela efetivação requerida, bem como sálarios justos para os profissionais do sector”, disse.

Disse que a CONAI agenda para breve, o envio de uma solicitação às entidades competentes,  no sentido de instituir o dia 1 de Dezembro como “Dia de Jornalista Guineense”, em homenagem aos colegas jornalistas que faleceram  no acidente de viação, em 2005, em pleno exercicios da profissão, e  até hoje as suas familias não foram indemnizadas, não obstante haver uma condenação do  Tribunal Regional de Gabu nesse sentido ao Estado da Guiné-Bissau.

ANG/MI/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário