sexta-feira, 8 de setembro de 2023

50 anos Independência/Secretário para Assuntos Políticos do PAIGC convida aos guineenses para  celebrarem  a data com reflexão sobre  futuro do país

Bissau, 08 Set 23(ANG) – O Secretário para Organização dos Assuntos  Políticos e Estratégicos(SOAPE) do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) convida aos guineense para celebrarem os 50 anos da independência com reflexão e projetarem o futuro.

Abdú Sambú, em entrevista exclusiva à ANG, esta, sexta-feira,  exortou ainda aos guineenses a manifestarem a data e refletirem  se, de facto, o país que hoje temos é o que os combatentes sonhavam  ter.

Sambú disse que, para o PAIGC, as celebrações começaram  no dia 02 de setembro,  data   em que os restos mortais de Amílcar Lopes Cabral foram transladado de Conacri para a Guiné-Bissau, em  1976.

Revelou que durante o mês de “setembro vitorioso” o partido tem vários eventos a realizar, dentre os quais, a realização do   terceiro Congresso Ordinário da Juventude Africana Amílcar Cabral(JAAC), que deve decorrer de  9 à 12 de setembro, em Bafatá.

“O 11 de Setembro,  data de  entrada dos Combatentes da Liberdade da Pátria e  dia do  hastear da Bandeira  Nacional, será celebrado  na sede Nacional , em  Bissau”, salientou Abdu Sambú.

Segundo este responsável partidário, o dia 12 que é a   data natalícia do fundador da nacionalidade Guineense e cabo-verdiana, será assinalado com a  deposição de coroas de flores na praça Amílcar Cabral, em Bafatá e  visita a casa onde ele Cabral nasceu.

Outras atividades celebrativas do 12 de Setembro serão o lançamento do Projeto “Centenário Amílcar Cabral” e do lançamento da primeira pedra para construção  da praça “Amílcar Cabral”, em Bafatá, que inicia de fábrica de tijolo, passando pela via  Nema até a  casa onde nasceu o pai da Nação guineense e caboverdiana.

“ No Dia 19 data da fundação do PAIGC também teremos alguns eventos, bem como no dia 23 data Constituinte da Primeira Assembleia Nacional Popular na Guiné-Bissau em 1973 em Lugadjol /Boé”, concluiu.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário