Educação/”Ministério continuará a trabalhar para atingir a educação de
qualidade no país”, afirma DG do INDE
Bissau, 16 set 23 (ANG) – O
director geral do Instituto Nacional para Desenvolvimento da Educação(INDE),
disse que, o Ministério da Educação está e continuará a trabalhar para atingir
a almejada educação de qualidade inclusiva e equitativa para todas crianças e
jovens guineenses.
A revelação de Jorge Sanca foi
feita sexta-feira na cerimônia de encerramento do seminário de capacitação Técnica
Pedagógica de 100 professores afectos a Cooperativa Escolar São José de Jericó
que decorreu de 04 à 15 do mês em curso.
Jorge Sanca, em representação
do ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Ciêntífica, disse na ocasião, que o professor continua a
ser um elemento importante no processo do ensino e de aprendizagem, no qual tem
a função não só de orientar o aluno na construção do conhecimento, no saber
fazer e ser, mas também de dar sentido das aprendizagens do aluno na escola.
Acrescentou que o professor
tem função de ajudar o aluno a desenvolver competências para realizar tarefas
chaves nas suas aprendizagens futuras com sucesso e poder inserir da melhor
forma na vida activa.
Para o efeito, de acordo com
ele, é preciso que todas as instituições do ensino zelar pela elevação do nível
científico pedagógico dos seus professores, através das formações continuas.
Por outro lado, Jorge Sanca
exortou ao serviço de Inspeção do Ministério da Educação a trabalhar para no
sentido de radicar a estratégia de castigo corporal para aprendizagem, que
apesar de ser proibida há muito tempo ainda há professores que recorrem este
método e outros tipos como estratégia de aprendizagem.
Revelou que no presente ano
letivo, o Ministério prespectiva distribuição, na primeira fase, de novos
manuais nas escolas públicas do primeiro ciclo nas regiões de Cacheu , Batata,
Quinara e o Sector Autónimo de Bissau e na segunda fase será nas restantes
regiões, incluindo escolas privadas.
Jorge Sanca apontou a produção
de manuais para segundo ciclo do ensino básico e do ensino secundário e
formação de professores como desafios.
“Estes objectivos serão
concretizados paulatinamente com colaboração de todos os intervenientes do
sector do ensino”, salientou.
Enquanto que, o Diretor
Executivo da Cooperativa Escolar São José, Raul da Silva anunciou a criação do
Instituto Politécnico de formação de professores do ensino básico e educação de
infância na referida escola, por ser protagonista no desenvolvimento e formação
do indivíduo, capaz de atuar num mundo em constante transformação.
O objetivo do seminário, de
acordo com Raul da Silva é de elevar os níveis de aprendizagem, a inovação
curricular e a introdução das novas tecnologias pedagógicas e administrativas,
garantindo o pleno exercício do direito a educação, em articulação e
colaboração com os parceiros, em benefício da sociedade, desenvolver, valorizar
e incentivar, proporcionar os intervenientes a confiança mútua naquela
instituição escolar.
Durante duas semanas os
seminaristas discutiram e analisaram entre outros temas a Avaliação e reflexão
sobre a situação interna da Cooperativa Escolar São José, Análise sobre
diferentes tipos de metodologia do ensino e avaliação , Reforma Curricular do
ensino básico pelo Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação e
Aplicabilidade do sistema nacional de avaliação, o Novo Código de Trabalho e
Educação Financeira na escola. ANG/LPG/ÂC
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