quarta-feira, 13 de setembro de 2023


Produtos alimentares
/Governo anuncia baixa de preço de pão de 200 para 150 fcfa

Bissau, 13 Set 23 (ANG)- O Governo anunciou terça-feira,  a redução do preço de pão junto do consumidor final de 200fcfa para 150fcfa, em consequência da baixa do preço de cada saco de 50 kg de farinha trigo.

A medida segue a redução dos preços de arroz feita recentemente em cumprimento das promessas eleitorais da Coligação PAI-Terra Ranka, vencedora das legislativas antecipadas de 04 de Junho passado.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros à que a ANG teve acesso esta, quarta-feira, um saco de farinha de trigo que custava entre 30 mil e 31 mil francos cfa passa a custar 24.600 fcfa.

A medida que entra em vigor a 24 de Setembro, resultou de um acordo alcançado entre o Executivo e os exportadores de farinha de trigo e panificadores nacionais.

Ainda nesta reunião, e no capítulo das nomeações, o Conselho de ministros deu anuência a que por despacho do primeiro-ministro se efetue a movimentação do pessoal dirigente da Administração Pública conforme se indica:  para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades Marcelo Pedro D´Almeida foi nomeado Secretário Geral, Iaia Maria Turé, Diretor-geral de Assuntos políticos e  Octávio Inocêncio Alves, Diretor- geral de Assuntos Jurídicos e Tratados.

Ainda no Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades   Cândido Barbosa é nomeado Diretor-eral dos Assuntos Consulares, Iafai Sani, Diretor-geral das Comunidades, Vanessa Buté Vaz, Diretora-geral da Cooperação Internacional, Binta Djaló Diretora-geral da Francofonia e Carlos Edmilson Marques Vieira, Diretor-geral do Instituto Diplomático.

Para Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica Moises da Silva é nomeado Diretor-geral dos Recursos Humanos, Manuel Malam Jafono Diretor-geral de Educação Inclusiva, Mamadú Saliu Jassi, Diretor-geral de Estudos, Planeamento e Avaliação do Sistema Educativo, Jorge Sanca, Diretor-geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação, João Paulo Pinto Có ,Diretor-geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e Lili Pontinha Cá, Reitora da Universidade Amílcar Cabral.

No Ministério da Cultura, Juventude e Desportos, André da Costa é nomeado Inspetor-geral, Emanuel Pinto Lopes, Diretor-geral dos Desportos, Luís da Silva, Diretor-geral do Gabinete do Direito de Autor e Júlio Biquer, Presidente do Instituto Nacional de Juventude.

O  Conselho de Ministros  felicitou a Seleção Nacional e todas as estruturas gestoras do futebol guineense pelo “profissionalismo exibido” e que diz ter permitido o apuramento da Guiné-Bissau, pela quarta vez consecutiva, às competições do Campeonato Africano das Nações (CAN), a realizar na Costa do Marfim ,em 2024 .

O Conselho de Ministros felicitou igualmente a seleção Feminina de Futebol pela passagem à segunda eliminatória  para o mundial sub-20, Marrocos 2024, tendo reiterado a determinação do Governo de acompanhar de perto as atividades da seleção guineense. ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário