Celebrado Dia Mundial da Água
Bissau, ANG – A visita ao fontenário do bairro de Reno Gã-Beafada por uma delegação do governo e parceiros, encabeçada pelo Ministro da Energia e dos Recursos naturais marcou as celebrações hoje do dia Mundial da Água sob o lema “Água para as Cidades, Respondendo ao Desafio Urbano”.
Higino Cardoso reconheceu no seu discurso alusivo que o executivo tem grande responsabilidade em garantir o abastecimento deste precioso líquido às populações do país e salientou também as preocupações do governo no que concerne a questão de energia eléctrica
O ministro sublinhou que sem estes dois produtos não se pode pensar no desenvolvimento do país, tendo em conta o papel fundamental que jogam para o progresso da Guiné-Bissau.
Por isso, disse, todo o engajamento do governo, consubstanciado no seu programa da governação, vai no sentido de minimizar os problemas relacionados com a falta da água e luz, que considera de “duas grandes responsabilidades do MERN”.
Estimou em 45 por cento a cobertura das necessidades em termos de água em todo o país, enquanto que na área do saneamento tal estimativa se situa em 35 e prometeu redobrar esforços com vista a elevar estes indicadores.
Para isso, apelou a contribuição de parceiros para melhoria de abastecimento nestes sectores, em relação aos quais reconheceu que o país está muito atrasado e incentivou as pessoas a consciencializarem-se da importância e darem usos responsáveis a água.
Por seu lado, o representante adjunto do UNICEF no país disse que a data deve servir para reflectir, informar e elevar a consciência de povos e nações, sobre a importância da água, incentivando-os a efectuarem acções tais como campanhas e pesquisas, com vista a um melhor aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis no mundo.
Marcel Ouattara, informou que a cada ano a ONU escolhe um tema a ser discutido no dia mundial da água e adiantou que foi por isso que o assunto recaiu em 2011 na questão de “água para as cidades, respondendo ao desafio urbano”.
O representante adjunto do UNICEF destacou a importância da existência de associações de consumidores de água nos diferentes bairros e vilas do país, e indicou que tais servem para melhor orientarem a aplicação dos poucos recursos que o governo central e municipal depõe e que põe a disposição para abastecimento destes produtos.
“Constituem nossos parceiros aqui na Guiné-Bissau para ajudar a melhorar o acesso a água e a recolha de lixo nas zonas sub-urbanas” concluiu aquele responsável referindo-se as tais associações de consumidores.
Segundo uma nota de imprensa do UNICEF, o objectivo do dia mundial da água de 2011 é de chamar a atenção do Mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
Por outro lado serve para reflectir sobre a problemática da agua nas cidades e constatar se se esta ou não a responder adequadamente a este desafio.
O dia mundial da água é celebrada anualmente, como forma de chamar a atenção sobre a importância da água e defender o manejo sustentável deste recurso, que figura como componente fundamental e prioritária no país, pelo que as agencias da ONU aqui sedeadas trabalham em conjunto para melhorar o acesso a este liquido potável.
ANG/FESM/JAM
Sem comentários:
Enviar um comentário