segunda-feira, 14 de março de 2011

Capitania e Portos

Capitania Cria Postos de Vigilâncias nas Praias do País
Bissau ANG – A Capitania dos Portos da Guiné-Bissau vai, dentro em breve, instalar postos de vigilâncias dotados de vedetas rápidas em diferentes praias do país, para socorrer os banhistas, sobretudo em épocas festivas.
A informação foi dada a ANG pelo Capitão dos Portos da Direcção Geral da Marinha Mercante.
António Cabral Avelino disse que tal medida visa responder prontamente eventuais naufrágios de pessoas que procuram as praias, especialmente nos fins-de-semana, para diminuírem stress laboral.
Acontece que de momento as praias do país não dispõem de mínimas condições de segurança, reconhece este responsável que acrescenta que uma das prioridades da capitania é de garantir segurança às pessoas que em muitas situações cometem alguns excessos quando estão numa determinada praia, o que as vezes põem em causa as suas vidas.
António Avelino Cabral revelou que o reforço de medidas de segurança nas praias poderia vir a coincidir com os períodos de celebração de Páscoa e do primeiro de Maio, efemérides estes que mobilizam muitos banhistas nas praias do país.
Na sua perspectiva duas lanchas deverão ser colocadas nas praias de Quinhamel e de Suro, para entre outras acções, manter vigilância e prevenir eventuais afogamentos de banhistas, por exemplo, que consomem álcool e praticam excessos.
“ A segurança marítima constitui a prioridade das nossas prioridades e nunca baixaremos os braços, estaremos atentos as surpresas marítimas, tal como aconteceu no ano de 2009 na travessia Pecixe/Biombo em que morreram muita gente”, lamentou o Capitão dos Portos.
O Capitão dos portos apela a colaboração de outras entidades no sentido de apoiarem na materialização deste desiderato, sobretudo nos períodos festivos acima mencionados e que se aproximam.
Indagado sobre a colocação de bóias de sinalização nas águas guineense, este responsável respondeu peremptoriamente: “É muito importante, mas neste momento, o pais debate com dificuldades financeiras, pelo que não esta em condições de fazer nova iluminação da costa.
Fim/FESM

 

Sem comentários:

Enviar um comentário