quarta-feira, 30 de março de 2011

UEMOA/destinção

COMISSÁRIO GUINEENSE DA UEMOA DISTINGUIDO PELO CAMES
Bissau, ANG - O guineense Rui Barros, comissário encarregado do Departamento dos Assuntos Administrativos e Financeiros da UEMOA, recebeu a 25 de Março, em Ouagadougou, o grau de oficial da Ordem Internacional das Palmas Académicas (OIPA), atribuída pelo Conselho Africano e Malgaxe para o Ensino Superior (CAMES), organização que agrupa 18 países, entre os quais a Guiné-Bissau, e com sede na capital do Burquina Faso.
Rui Barros está na Comissão da UEMOA desde 2003, em substituição de Pedro Godinho Gomes no cargo de comissário encarregado do Departamento de Desenvolvimento Social e Cultural (até 2008).
E, é precisamente o reconhecimento da sua contribuição na promoção do Ensino superior nos Estados da União que lhe valeu esta distinção, a si entregue pelo secretário-geral do CAMES, o senegalês Moustapha Sall.
Foi particularmente, apreciada a reforma do chamado License Master Doctorat (LMD), graças à realização do Programa de Apoio ao Ensino Superior na União (PAES), assim como os seus esforços para a entrada da Guiné-Bissau no CAMES.
A organização destacou o apoio de Rui Barros na organização do ateliê francófono das universidades africanas, e considera que o seu papel foi determinante na implementação dos objectivos do CAMES.
O CAMES que trabalha em parceria com uma dezena de instituições congéneres é um organismo interestatal consagrado, entre outras coisas, ao reconhecimento de diplomas do Ensino superior, à coordenação de sistemas de Ensino superior e também à investigação para a harmonização de programas e níveis de recrutamento nos diferentes estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa.
O acto solene de condecoração decorreu na presença de várias personalidades, entre as quais alguns ministros da Educação da sub-região, e foi seguido pela inauguração do Centro de Informação e Documentação do CAMES, ao qual foi atribuído o nome do celebre e falecido historiador e político burquinabense, Joseph Ki-Zerbo.
FIM/ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário