domingo, 20 de março de 2011

Reforma Sector Defesa e Segurança - Angola

PM dá boas vindas a MISSANG/GB e fala de “momento ímpar” para o país
Bissau, ANG - O primeiro-ministro caracterizou hoje a instalação da Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau de momento impar na vida do país, isto depois de todas as vicissitudes por que passou.
“Pedimos ao Ministro da Defesa (de Angola) que transmita ao Presidente José Eduardo dos Santos, o executivo e o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) os nossos reconhecimentos pelo carinho e apoios disponibilizados ao povo guineense”, agradeceu Carlos Gomes Júnior.
O Chefe do executivo guineense dava as boas vindas a robusta delegação angolana que chegou um dia antes para proceder ao lançamento oficial da Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau (MISSANG/GB).
Gomes Júnior agradeceu ao Presidente angolano que “sempre esteve ao lado do povo guineense”, sobretudo em momentos mais difíceis por que passou e lembrou que hoje, tal como por ocasião da luta de libertação nacional, os dois povos devem caminhar juntos neste trabalho para o desenvolvimento.
“Como irmãos e companheiros de luta, vocês são bem-vindos na pátria de Cabral e, por favor, sintam-se em casa”, exortou o chefe do executivo guineense, que deixou garantias aos angolanos de que qualquer investimento que pretendam fazer será sempre bem acolhido.
 No que concerne aos apoios angolanos no âmbito das reformas no sector da Defesa e Segurança, Carlos Gomes Júnior esclareceu que Angola é parceiro ideal neste domínio.
“E mais: os dois países partilham a mesma língua e Eduardo dos Santos é o Presidente em exercício da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP)”, ressalvou o Primeiro-ministro, ladeado de alguns membros do seu executivo.
Em retribuição, o chefe da delegação angolana agradeceu as palavras do Primeiro-ministro e explicou que no âmbito de entendimento entre os dois executivos, a presença angolana não é nada mais que confirmação a todos que “saímos das palavras para os actos”.
Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem aconselhou que qualquer iniciativa que possa ser esboçada para o país, que a estabilidade político/militar nacional seja apresentada como alicerce principal para que a Guiné-Bissau possa recomeçar a trilhar uma perspectiva de estabilidade.
“Daí a razão de podermos hoje afirmar que estamos em condições de lançar a MISSANG/GB com o propósito de assegurar que o processo da reforma da Defesa e Segurança seja tido como um elemento de sustento para assumpção das Forças Armadas Guineenses em particular e do sector em geral no relançamento do país para a paz”, sublinhou este que é o Ministro da Defesa de Angola.
A concluir, afirmou que os apoios angolanos estão consubstanciados numa relação indestrutível e de muitos anos e que vem estruturando e consolidando paulatinamente e prometeu que seu país tudo fará para manter uma presença efectiva e construtiva na Guiné-Bissau ao longo desta missão.
“Estão aqui irmãos vossos que vieram com o único propósito de ajudar e solidarizar, para que esta árdua e nobre tarefa que é o restabelecimento da paz seja bem sucedida e traga frutos para estabilidade e melhoramento de condições de vida dos guineenses”, vincou.
De seguida a delegação deslocou-se a Presidência da República, onde foi recebida por Malam Bacai Sanhá, a quem transmitiu os seus cumprimentos, tendo aproveitado para manifestar-lhe a disponibilidade da MISSANG/GB em cumprir bem os objectivos da sua criação e instalação no país.
ANG/José A. Mendonça

Sem comentários:

Enviar um comentário