quinta-feira, 31 de março de 2011

Espanha investe 15 milhões de Euros na Guiné-Bissau nos últimos 4 anos
Bissau, ANG – O Reino da Espanha investiu cerca de 15 milhões de Euros, nos últimos quatro anos na Guiné-Bissau, revelou dia 30 o Embaixador deste país, já com as malas feitas para partir.
Angel Ballestero que terminou sua missão, procedia a um balanço a ANG sobre sua estada no país e disse que do montante acima mencionado os sectores da saúde, agricultura, pesca e os Ministérios da Educação e do Interior foram os maiores beneficiários.
Sobre o Ministério do Interior, o Embaixador justificou o investimento feito como forma de resolver o problema da emigração ilegal dos jovens oriundos de países africanos a procura de melhores condições de vida na Europa, sendo a Espanha como um dos pontos de maior atracção para estes “aventureiros”.
O Embaixador informou que brevemente haverá uma reunião duma Comissão Mista que vai reunir Bissau e Madrid para, em conjunto, traçarem o próximo programa de cooperação.
“Dentre os assuntos a atacar no referido programa está o estudo de viabilidade para a construção de estradas do sul do país, projecto este que vai contar com apoios dos parceiros multilaterais, nomeadamente a CEDEAO, a União Africana e a CPLP e outros”, frisou o Embaixador.
Angel Ballestero revelou ainda que a área do turismo guineense é outro dos temas que merecerá abordagem ao longo do previsto encontro da Comissão Mista, com vista a um possível investimento por parte espanhola. 
Outrossim, Angel Ballestero anunciou a criação, ainda sem data prevista, duma escola de formação profissional em Bissau, enquanto que dentro de pouco tempo vai ser inaugurado o Instituto da Biodiversidade e de Áreas Protegidas, cuja construção foi financiada pelo seu país.
“A Espanha tem proporcionado formação diplomática aos quadros guineenses e reciclagem em temáticas dos ensinamentos modernos”, citou este diplomata que qualifica estas acções de muito importante e dinâmico para cooperação entre Espanha e Guiné-Bissau, o qual se estende também no domínio das Pescas.
Quanto a consultas em curso entre o Governo guineense e a União Europeia sobre a situação no país, Angel Ballestero limitou-se a confirmar tal reunião que diz que advém da necessidade da normalização da cooperação entre as duas partes na sequência dos acontecimentos de 1 de Abril de 2010.
“Como sabemos todos, os 27 países que compõem a União Europeia defendem sempre a legalidade e o respeito a Constituição da República da Guiné-Bissau”, enfatizou o Embaixador.
“O Chefe do Governo encabeçou a delegação que vai explicar ao mundo a verdadeira realidade da Guiné-Bissau por isso acredito que a situação vai ser ultrapassada”, manifestou o Embaixador da Espanha.
“O país deve projectar sua boa imagem ao exterior como a forma de incentivar os parceiros e os principais financiadores para aproximarem-se dos guineenses”, exortou Angel Ballestero.
A Embaixada da Espanha começou a funcionar no país em 2007, na sequência de solicitação neste sentido feita pelas autoridades de Bissau, de forma a reforçar as relações diplomáticas, os laços de amizade e da cooperação entre os dois países e Governos.
De acordo com dados estatísticos fornecidos pelo Embaixador Ballestero, encontram-se na Guiné-Bissau mais de 60 espanhóis que trabalham em organismos internacionais e não Governamentais.
ANG/Intombé/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário