terça-feira, 22 de março de 2011

Reforma Sector Defesa e Segurança

Reforma Sector Defesa e Segurança: PR preside cerimonia de Instalação da MISSANG/GB

Bissau, ANG – A Missão Militar angolana na Guiné-Bissau (MISSANG/GB), constituída por mais de cem elementos, foi dia 21, apresentada publicamente, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República Malam Bacai Sanha, na presença do ministro da Defesa de Angola e outras personalidades dos dois países.
Ao usar de palavras na ocasião, o Presidente da República agradeceu o Povo e governo angolanos, particularmente o seu homologo, José Eduardo dos Santos, pelos apoios dados visando a estabilização da Guiné-Bissau, sobretudo no processo da reforma do sector da Defesa e Segurança.
Para Malam Bacai Sanha, o evento marca o aprofundar das relações entre os dois países lusófonos, cujas afinidades distam dos primórdios da luta de libertação contra o jugo colonial.
“Ele ilustra de forma eloquente a determinação dos dois Estados em implementar o processo da reforma no sector da Defesa e Segurança, o qual se apresenta como condição “sine qua non” para a construção do progresso e do bem-estar nos dois países”, sublinhou o chefe de Estado.
Manifestou sua convicção de que a paz e a estabilidade constituem premissas indispensáveis para o desenvolvimento sócio económico dos dois Estados, pelo que, manifestou que, quis com a sua presença no acto, demonstrar a vontade do Estado da Guiné-Bissau e a suas instituições democráticas perante o referido processo.
Para o Presidente da República, a Guiné-Bissau tem plena consciência da dimensão do trabalho a ser realizado no quadro deste processo, que não se esgota, apenas, com a cooperação bilateral. “Por isso, ela tem que associar-se a outros parceiros regionais e internacionais, nomeadamente a CEDEAO, União Africana, CPLP, União Europeia entre outros”.
Por seu turno, o ministro da Defesa Nacional de Angola, disse que o seu país, no âmbito da sua política externa e de cooperação bilateral, tem dado prioridade a normalização da situação político-militar na Guiné-Bissau com base na solidariedade institucional e técnica, visando a reposição da segurança e da estabilidade deste país “irmão”.
“Trata-se de uma missão das forças armadas angolanas que será desempenhada com muito rigor, competência, espírito de inter-ajuda, cooperação mútua e pragmatismo para que possamos ajudar a Guiné-Bissau a ultrapassar as sucessivas crises que a tem abalado”, especificou Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem.
Com apresentação formal da MISSANG/GB, salientou o governante angolano, abre-se assim uma nova era no reforço da cooperação entre os dois países onde a reforma das forças armadas guineense é o alvo principal, pelo que exortou aos integrantes da missão para contribuírem no garante da estabilidade, da segurança e da integridade da Guiné-Bissau.
Para o ministro da Defesa Nacional, o país assiste com emoção a celebração deste acto que marca mais uma etapa fundamental na construção da paz e na promoção da estabilidade política da Guiné-Bissau.
“Acolhemos do fundo do coração os irmãos angolanos que no quadro dos esforços para implementação da reforma no sector da Defesa e Segurança, quiseram imprimir uma dinâmica particular ao referido processo” manifestou Aristides Ocante da Silva.
Aristides Ocante da Silva sublinhou que a MISSANG, decorre da vontade política dos dois Estados, a fim de responder as aspirações dos respectivos povos, em particular, no que concerne a edificação das bases estruturantes do desenvolvimento sócio económico da Guiné-Bissau.
Por sua vez, o chefe de Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, frisou que a vinda da missão militar angolana constitui “momento histórico” para o país e, em particular, para às Forças Armadas.
António Injai disse estar confiante que os laços de cooperação que unem os dois países e respectivas Forças Armadas irão fortificar-se cada vez mais e produzirão resultados benéficos para ambas partes.
Antes do inicio desta cerimonia, a delegação governamental angolana, que integra ainda a ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira e o Vice-chefe de Estado Maior General das Forças Armadas de Angola, depositaram coroas de flor no Mausoléu Amílcar Cabral, após recepção com honras militar.
ANG/ÂC






 

Sem comentários:

Enviar um comentário