quarta-feira, 23 de março de 2011

Comunicação Social-Angola

Vamos apoiar a CS guineense, compromete ministra angolana de comunicação social

Bissau, ANG – O governo angolano comprometeu-se em prestar apoio eficaz e prático, tanto do ponto de vista teórico como técnico com vista ao melhoramento e a modernização do sector da comunicação social da Guiné-Bissau.
O esclarecimento é da ministra da comunicação social de Angola, no fim duma  visita de quatro dias, integrando a delegação que procedeu ao lançamento oficial da Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau (MISSANG/GB) no passado dia 21 no país.
Carolina Cerqueira proferia declarações à imprensa, depois de, com a sua homologa guineense, Maria Adiato Djaló Nandigna, ter rubricado um documento apelidado de processo verbal.
A ministra angolana disse que os 4 dias de permanência na Guiné-Bissau, permitiram-lhe conhecer as capacidades e dificuldades, bem como os projectos que o governo guineense possui para desenvolver o sector da comunicação social público.
“Creio estarem criadas condições de não deixarmos escapar oportunidades que se nos oferecem para colocarmos esta histórica cooperação guineo-angolana no lugar onde nos ambicionamos, mormente no domínio da comunicação social”, advertiu a ministra da comunicação social da Guiné-Bissau.
Maria Adiato Djaló Nandigna, frisou que a assinatura do Processo Verbal veio na sequencia de as conversações que as duas partes mantiveram durante esta visita da delegação angolana à Bissau, as quais serviram para delinear a execução de várias acções nos diferentes órgãos de comunicação social guineense.
“Com toda esta dinâmica, testemunhamos que muitos dos objectivos que fixamos no ano passado, em Luanda, estão em vias de serem atingidos”, vincou a governante guineense que salientou que Angola está disponível a acompanhar os esforços internos para uma parceria que se pretende estratégica e inspirada nos dois países.
“Estou convencida de que os esforços que hoje estamos a fazer com vista a modernização dos órgãos de comunicação social serão compensados e as coisas hão-de materializar-se num futuro muito breve”, garantiu.  
Assim, de acordo com Adiato Nandigna, a Guiné-Bissau será capaz de transformar tecnológica e institucionalmente os órgãos públicos, em média moderna pronta a cumprirem o papel que lhe é reservado na formação, informação e educação das populações.
O Processo Verbal assinado entre os dois países no domínio da comunicação social, consiste na realização de programas de comunicação de apoio ao processo de paz e reconciliação nacional entre a Televisão da Guiné-Bissau (TGB) e Televisão Pública de Angola (TPA) bem como da Rádio Difusão Nacional (RDN) e Rádio Nacional de Angola (RNA).
As duas partes decidiram numa primeira fase arrancar brevemente com assistência técnica aos órgãos da comunicação social públicos da Guiné-Bissau e na segunda fase alargar aos órgãos privados.
Decidiram ainda manter consultas regulares relativamente a participação na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) bem como concertação dos ministros responsáveis pela comunicação social da comunidade lusófona.
As duas delegações decidiram igualmente trabalharem em conjunto para viabilizar a instalação de uma rádio comunitária ao serviço da MISSANG na Guiné-Bissau.
Ao nível dos órgãos de comunicação social públicos concretamente no domínio da Rádio e televisão, as partes manifestaram o desejo de formalizar protocolos de cooperação realçando o intercâmbio de programas e notícias, assistência técnica, formação de quadros, visitas de estudos e estágios sobre a gestão e organização dos órgãos, arquivos e publicidade assim como na cobertura de eventos.
No que concerne à Agência Noticiosa e o Jornal Nô Pintcha, as partes concluíram na necessidade da formalização de acordo sobretudo no que diz respeito ao intercâmbio de notícias, formação profissional, apetrechamento e assistência técnica, visitas de estudos sobre a organização e gestão dos órgãos, arquivos e publicidade.
No que tange a capacitação de jornalistas e quadros, as partes comprometeram em estudar mecanismos que possibilitem a formação contínua de jornalistas guineense dos órgãos público e privado no Centro de Formação de Jornalistas de Angola (CEFOJOR), ou em Bissau através de programações de moldes de capacitação contínua e seminários bem como formação de formadores.
ANG/ÂC
  





Sem comentários:

Enviar um comentário