terça-feira, 22 de março de 2011

CPLP

Secretário Executivo da CPLP Elogia Aproximação Angola/Guiné-Bissau

Bissau, ANG – O Secretário Executivo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), afirmou que, tanto o governo angolano como guineense, estão de parabéns, pela instalação da missão militar daquele país visando apoiar o processo da reforma no sector da Defesa e Segurança da Guiné-Bissau.
Domingos Simões Pereira falava à imprensa a margem da cerimónia oficial do lançamento da Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau (MISSANG/GB), e sublinhou que o evento demonstra a aproximação entre os dois Povos.
“Sabe-se que a Guiné-Bissau enfrenta, neste momento, dificuldades, o que motivou a mobilização e disponibilidade, bem como o esforço suplementar por parte de Angola, numa altura em que o mundo também se debate com problemas”, constatou o Secretario Executivo da CPLP.
Simões Pereira estimou que com este acto ficou demonstrada claramente que a solidariedade, amizade e proximidade entre povos esta colocada acima de cálculos pecuniários, pelo que “todos devem sentir-se orgulhoso disso”.
Questionado se a CPLP estaria familiarizado com este dossier da MISSANG/GB, Domingos Simões Pereira frisou que, efectivamente, esta organização acompanhou todos os passos nesse sentido.
“Eu pessoalmente, antes de assinatura do protocolo em Luanda, a convite do Presidente da República de Angola, na presença do Presidente da Comissão da CEDEAO, testemunhei o acto. Portanto somos sempre privilegiados em termos de informações no conjunto de acções levadas a cabo entre os países membros da CPLP”, explicou.
Instado a caracterizar a actual situação político militar na Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira recusou faze-lo, remetendo isso para o governo e instâncias decisores guineenses.
“Parece-nos que eles estão a caracterizá-la como momentos positivos. Estão a ver a dinâmica actual, como momento de esperança e nós só, pelo que a nossa comunidade está a acompanhar a Guiné-Bissau nesse esforço”, vincou.
Por sua vez, o Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, sublinhou manifestou seu optimismo com o acolhimento da MISSANG/GB.
Joseph Mutaboba salientou que Angola é o primeiro parceiro a apoiar o processo de reforma no sector da Defesa e Segurança, e disse esperar que outros sigam este exemplo para levar avante a tão almejada reforma.
“Fui informado da vinda da missão, por ocasião da minha deslocação à Angola pelo Presidente Eduardo dos Santos”, esclareceu a concluir.
ANG/ÂC




Sem comentários:

Enviar um comentário