segunda-feira, 14 de março de 2011

Infra-estruturas Sociais

                Novo Porto de Pesca de Bissau inaugurado em Junho

Bissau, ANG – As obras de construção do futuro Porto de Pesca de Bissau, serão concluídas o mais tardar até o final de Junho do ano em curso, garantiu o Coordenador do Projecto de Apoio ao Sector de Pescas (PASP).
Henrique Silva que falava em entrevista exclusiva à ANG, disse que o projecto do novo porto engloba infra-estruturas como edifícios administrativos, casa de pescadores, mercado de venda de peixes fresco e em condições higiénicas, bem como um cais de pesca de 360 metros de cumprimentos, com capacidade de acostagem simultâneo de até quatro navios.
O Coordenador do PASP sublinhou que paralelamente o novo Porto contará ainda com um espaço de 20 mil metros quadrados para instalação de iniciativas comerciais privadas ligadas à pesca, nomeadamente montagem de câmaras de conservação, processamento de pescados entre outros.
Henrique Silva indicou que o PASP, lançado em 2005 e que termina no fim do ano em curso, revê na construção do Porto de Pesca de Bissau como a mais importante acção levada a cabo, no conjunto dos objectivos preconizados com a sua criação.
Revelou que após conclusão das obras, um dos seus benefícios ao longo prazo, tem a ver com o aumento de desembarque do pescado que passa de 9 mil toneladas por ano actuais para 50 mil.
“Portanto, imaginemos que, 50 mil toneladas de peixe a ser desembarcadas para exportar, qual é o benefício que irá trazer para o país e qual é a mão da obra que será empregue nos diferentes serviços portuários. Segundo as nossas estimativas, o futuro Porto de Pesca vai albergar mais de quatro mil postos de empregos directos e indirectos dentre os quais, cerca de dois mil mulheres”, ressalvou.
O Coordenador do PASP revelou que neste momento o PASP esta empenhado na prossecução das suas actividades nomeadamente, apoio institucional, através de formação de quadros ao nível nacional e internacional.
Assim, o PASP teria já formado um total de 160 quadros desde marinheiros, pescadores, biólogos, técnicos em frio e industrial, oceanógrafos, economistas, capitães e mestres de pesca.
O apoio ao sector privado, que consiste na elaboração de textos de assistência técnica e na preparação de leis que crie o Porto de Pesca bem como trabalhar no sentido de vier a conceder o direito da sua gestão à uma parceria público/privada, são entre outras acções empreendidas pelo PASP.
Disse que, outro componente da intervenção do PASP, tem a ver com construção das infra-estruturas de desembarque do pescado, enquanto que a outra prende-se com a instalação de uma célula de gestão do projecto, constituído por um conjunto de quadros nacionais determinados em levar avante o projecto.
Quando a possibilidade de continuação do PASP após o termino da sua vigência em Dezembro próximo, Henrique Silva explicou que isso depende da vontade do governo em apresentar ao Banco Mundial um novo projecto para efeitos de financiamento.
Adiantou que, recentemente, uma missão do BM esteve cá no país tendo no final dado uma nota positiva ao desempenho do PASP até aqui. Daí que se sente optimista quanto a possibilidade de um aval deste organismo internacional sobre eventual prorrogação do projecto.
ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário