terça-feira, 22 de março de 2011

Guiné-Bissau/UNICEF

UNICEF disponibiliza 1.6 milhões de dolares para acções do MMFCSLP a favor das Crianças
Bissau, ANG - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mobilizou dos parceiros de desenvolvimento a soma de 1.6 milhões de dólares, para apoiar o Ministério da Mulher, Família, Coesão Social e Luta Contra a Pobreza (MMFCSLP) nas suas acções de combate ao trafico de crianças e mutilação genital feminina.
A elevação do nível da escolarização de menores, o registo dos neo-natos e a aprovação de leis que protejam as crianças, constam também das acções do MMFCSLP incluídos neste pacote financeiro, revelou o representante adjunto da UNICEF em Bissau.
Marcel Ouattara que falava no passado dia 21 na cerimonia de assinatura do acordo neste sentido com o MMFCSLP adiantou que o UNICEF vai trabalhar ainda em conjunto com algumas ONG, s que operam no país, no sentido de melhorar a situação das crianças.
Este responsável onusino prometeu que a cada ano, um Plano de Acção Conjunto (PAC) deverá ser traçado pelas duas partes, no qual se adoptarão novas medidas, novos campos de acção e novos desenvolvimentos.
A titular da pasta do MMFCSLP afirmou que o executivo e o Sistema das Nações Unidas assinaram este que é apelidado de plano da Trabalho Anual (PTA), baseando-se no plano quinquenal 2008-2012.
De acordo com Maria de Lurdes Vaz a actualização deste programa visa reorientar e reprogramar as acções, entre outros, para o melhor escalonamento das actividades preconizadas.
A ministra explicou que o seu pelouro está encarregue da definição e execução da política do Governo em relação a Mulher e Criança, por isso entendeu que tudo deve ser feito para que a Guiné-Bissau esteja no contexto das Nações em relação ao cumprimento das leis internacionais que o executivo assumiu.
O representante do FUNUAP afirmou que sua instituição vai prosseguir com o desenvolvimento de acções conjuntas com o MMFCSLP e o Instituto da Mulher e Criança em prol da igualdade de género.
Gui Araújo explicou que este acto vem testemunhar o engajamento da ONU na problemática do género e da protecção da Infância na Guiné-Bissau.
ANG/Intombé

Sem comentários:

Enviar um comentário