sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Eleições 2014



          Empossados Presidentes das Comissões Regionais de Eleições

Bissau, 27 Dez.13 (ANG) – O Presidente da Comissão Nacional de Eleição (CNE), presidiu hoje a cerimónia de investidura dos Presidentes das Comissões Regionais de Eleições (CRÊS).

Para Quinara foi empossado Sene Mané e na região de Oio, António Roberto da Silva, a de Biombo, tem como presidente José Albino de Oliveira, enquanto a de Bolama Bijagós conta com Fernando Gomes Mendes. Nelson Meneses D’Alva, é o novo Presidente da CRE de Bafatá, enquanto Abdulai Baldé, vai dirigir o CRE de Gabú, assim como a de Cacheu esta sob a direcção de Fernando Gomes e no Sector Autónomo de Bissau, Fernando Bacurim.

Na ocasião, Augusto Mendes afirmou que os desafios são múltiplos, contudo disse que suas capacidades de diálogo, comportamento humano, civismo e moralidade, são pedra angular para a satisfação plena das expectativas nacionais no exercício da complexa e transversal função para que foram incumbidas.

Com efeito, o Presidente da CNE exortou aos empossados a dotarem-se cada vez e melhor de muita humildade e de espírito permanente de aprendizagem.

“Estes atributos poderão vos ser úteis e imprescindíveis no exercício pleno desta nobre e complexa responsabilidade de intérpretes e aplicadores da Lei, de forma a ajustar a legislação eleitoral, objectivamente a dimensão das expectativas nacionais”, explicou.

Aquele responsável disse que as suas expectativas se circunscrevem na realização de eleições livres, justas, credíveis e transparentes que são resultados dum processo muito complexo que implica a participação de uma multiplicidade de actores, cada um deles desempenhando diferentes papéis e com prioridades onde podem constituir o epicentro.

 “Daí, confrontámo-nos com a figura da Integridade Eleitoral que é um factor importante e inegável numa Administração Eleitoral moderna e na Gestão perene de arquitectura e operações eleitorais, co-participando com Partidos Políticos, grupos de interesses e a Sociedade Civil”, salientou Augusto Mendes.

ANG/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário