terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Direitos Humanos



UE e UNICEF promovem direitos das meninas e mulheres guineenses

Bissau, 03 de Dez (ANG) - A União Europeia e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) apresentaram hoje em Bissau um projecto para a promoção dos direitos das meninas e das mulheres.

O projecto visa a criação de um centro de acolhimento em Gabú, assim como quatro unidades regionais de intervenção e de apoio psicossocial e jurídico às vítimas de violência doméstica, de casamento precoce e/ou forçado e de mutilação genital feminina, nas regiões de Bafatá, Gabú, Oio e Bolama-Bijagós.

No acto de apresentação a presidente do Instituto da Mulher e criança realçou a importância do projecto e disse que o Estado da Guiné-Bissau assumiu vários compromissos com a comunidade internacional em matéria de promoção dos direitos das crianças e das mulheres.

“Por isso se realizou varias acções de sensibilizações para promoção dos direitos das mulheres e meninas vítimas de violência, assim como a criação de leis que proíbem a mutilação genital e o tráfico dos seres humanos”explicou Maria Inácia Có.

Para a representante da UNICEF, Sónia Polónio a avaliação dos estudos de comportamentos e de atitudes irá permitir a identificação e colecta de informações sobre a situação das meninas e das mulheres, assim como conhecer as realidades das quatro regiões beneficiárias do projecto.

Por sua vez, o representante da EU, sublinhou que apesar dos progressos alcançados ao longo dos últimos anos existe ainda a necessidade de realizar acções específicas para promover os direitos das mulheres e das meninas na Guiné-Bissau.

Segundo Lúcia de Tróia cerca cinquenta por cento das meninas são vítimas de mutilação genital e as mulheres são igualmente submetidas ao casamento forçado e violência doméstica.

Por isso pediu a realização de uma campanha de sensibilização capaz de assegurar a participação das famílias, da comunidade e da sociedade civil no projecto.

O projecto estimado em mais de 200 milhões de Francos CFA terá a duração mais de 28 meses e será dirigido pela UE e UNICEF, com a colaboração das ONG, s nacionais.

ANG/LPG




Sem comentários:

Enviar um comentário