terça-feira, 3 de dezembro de 2013

3 de Dezembro: Dia dos dificientes

Dia mundial dos deficientes: “Deficientes devem merecer atenção da Sociedade

Bissau, 03 Dez 13 (ANG) - Os deficientes devem beneficiar de atenção especial dentro da família e nas sociedades, para que se sintam mais cómodo com as suas naturezas, apelou hoje o Presidente da Confederação dos defeituosos.

Falando no atelier sobre direitos dos deficientes, organizado para assinalar hoje o dia Mundial dos mesmos, Fransoal Dias elogiou a decisão do executivo de isentar todos os deficientes do nível escolar 7ª a 12ª classe, de pagar propinas escolares.

Estranhamente, prosseguiu o Presidente dos defeituosos, após esta decisão do Ministro, ouviram-se vozes a reclamar no sentido contrário, ou seja, a medida não devia ser selectiva.
“Encorajamos ao Ministério da Educação a manter a sua posição, porque isso só trará ganhos para os deficientes, inclusive este ano, muitos deles que nunca frequentaram a escola, passarão assim a ter aquela oportunidade”, exortou Françoal Dias.

Apelou a comunidade internacional a dar mais atenção aos deficientes guineenses, pois vivem autênticos suplícios na sociedade guineense, ao mesmo tempo que agradeceu ao PNUD, através do seu representante, Gana Fofang que sempre se prontificou em responder as suas solicitações.

Na altura, a Ministra de Mulher, Família e Solidariedade Social lembrou que a data de hoje deve servir reflexão, uma vez que os deficientes são seres humanos como qualquer um e todos são candidatos a deficiente devido o circunstâncias de vida.

Gabriela Fernandes lembrou que o governo reconhece as dificuldades enfrentadas pelas pessoas deficientes, por isso, em jeito de minimizar isso, anunciou a possibilidade de envio de técnicos às regiões do país, para sensibilizar as populações para não maltratar as pessoas portadoras de deficiências.

ANG/AALS

Sem comentários:

Enviar um comentário