quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

UNICEF



UNICEF celebra 67 anos de existência
Bissau, 12 Dez. 13 (ANG) – O representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Guiné-Bissau, disse que, apesar dos problemas que o país vem confrontando, foram verificados progressos significativos.

Abubacar Sultan, que falava na quarta-feira durante celebrações do 67 º aniversário da criação do UNICEF e dos 37 anos desde que começou a operar na Guiné-Bissau, sublinhou que apesar dos progressos alcançados no país, existem ainda aspectos que precisam ser reforçados.

“Notamos que existem algumas áreas em que há progressos. Vamos dar inicio no próximo ano, ao Inquérito dos Indicadores Múltiplos (Mics), na sua quinta ronda na Guiné-Bissau”, informou o representante do UNICEF.

Enalteceu ainda que houve progressos significativos dos trabalhos desta instituição, mas existem aspectos que precisam de ser reforçados concretamente o desafio de baixar a mortalidade infantil abaixo de cinco anos, que segundo ele, ainda é “altíssima”.

Abubacar Sultan salientou que, para que o sistema educativo seja estável ou de qualidade e que uma criança guineense na Universidade não desista dos estudos, tem-se que trabalhar a nível da prevenção do abandono e desperdício escolar.

Reconhece que existem muitos aspectos relacionados com a protecção e violência contra a criança que precisam de ser trabalhadas, tais como o tráfico dos menores, trabalho infantil, a mutilação genital feminina, o desafio de VIH/SIDA.

Sultan, reconhece que alguns resultados positivos foram alcançados, sobretudo ao nível da criação de redes de organizações não governamentais que trabalham e lhes dão garantia de que vão conseguir melhor resultado.

No acto foi designada a artista guineense Eneida Marta como a primeira Embaixadora Nacional do UNICEF na Guiné-Bissau, para reforçar a promoção pelos direitos da criança no país.

Ao receber a distinção a cantora prometeu lutar mais pela causa da criança guineense, tendo adiantado que precisa de usar todas as armas e recursos disponiveis para advogar a favor dos menores da Guiné-Bissau.

Indagada pelos jornalistas se isso vai ser fácil, Eneida Marta respondeu peremptório, que, não vai ser fácil, até porque ela também não é mulher de correr atrás de coisas fáceis, porque gosta de combater para depois colher frutos.

No acto, participaram, os membros do Governo, representantes dos organismos internacionais sediados no país, das ONGs, Deputados, entre outros.

Na parte final das celebrações, foi exibido a mais recente obra cinematográfica do realizador Guineense Flora Gomes, intitulada de "República de Mininus".

ANG/FESM/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário