sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Eleições 2014



Recenseamento Eleitoral: MNSCPDD preocupada com fraca afluência das pessoas

Bissau, 05 Dez. 13 (ANG) - O Presidente de Movimento Nacional da Sociedade Civil (MNSC) manifestou-se preocupado com a “fraca afluência das pessoas nas Mesas do Recenseamento” em Bissau e nas regiões do país.

Jorge Gomes que falava quinta-feira em conferência de imprensa em Bissau, disse que tiveram informações através das suas estruturas nas regiões, que confirmaram a fraca participação dos cidadãos no acto de recenseamento e relacionou o facto com a ausência de uma campanha de educação Cívica. 

Declarou que, preocupado com a situação, o Movimento da Sociedade Civil desdobrou seus esforços em contactar os actores do processo com objectivo de se inteirar de perto sobre o como ultrapassar a situação.

“O Movimento da Sociedade Civil teve uma audiência com o chefe da Missão de Cooperação de Timor no dia 04, do qual recebeu explicações sobre os atrasos na disponibilização de meios materiais e financeiros prometidos”, disse Jorge Gomes.

Acrescentou terem recebido mais informações por parte de Ministro da Administração do Território, Batista Té e do Porta-Voz do Governo, Fernando Vaz, os quais lhes informaram que os fundos doados pela cooperação Timorense não estavam ainda disponíveis devido as formalidades bancárias. 

Perante este atraso, Jorge Gomes aconselha o Governo deve através das suas estruturas de gestão no processo eleitoral nomeadamente o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), a Comissão Nacional de Eleições (CNE),  e outras instituições conexas  a criar condições para que o processo decorra da melhor forma possível com o objectivo de não comprometer a data marcada para eleições.

“Relativamente ao processo da educação cívica, temos a informação de que alguns parceiros disponibilizaram fundos para esse trabalho nomeadamente a União Europeia, mas até a data presente esta acção não está sendo executada, pelo que apelamos aos parceiros e agencias encarregues da gestão do referido fundo no sentido de o disponibilizar o mais rápido possível”, concluiu.

ANG/AALS

Sem comentários:

Enviar um comentário