quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Educação



Inaugurada nova infra-estrutura do ensino no bairro de São Paulo

Bissau, 26 Dez. 13 (ANG) - Um jardim-escola denominado “Flor de África” foi inaugurado recentemente em São Paulo, bairro periférico de Bissau. A nova infra-estrutura de ensino e aprendizagem possui duas turmas com capacidade de 74 educandos.

Acto de corte de Fita
Na cerimónia de inauguração, a directora reconheceu que a tarefa de educar e instruir é muito difícil mas, ao mesmo tempo, estimulante, pois a educação constitui um dos desafios da globalização.

Judite Correia adiantou que a experiencia que acumulou ao longo da vida será posta a disposição dos que ali forem procurar o saber, sobretudo prometeu partilhar o seu conhecimento com os “menos possibilitados” da comunidade de São Paulo.

“O mais importante para mim é ver as crianças desta comunidade gozarem de um dos seus direitos mais inalienável, ou seja, a educação ou ainda, saberem ler e escrever” sublinhou a mentora da criação do Jardim.

Aos pais e encarregados de educação, Judite Correia exortou-os a deixarem os filhos a frequentarem a Flor de África, pois é a melhor forma de não virem a arrepender-se de terem filhos que não sabem ler e muito menos escrever.

Por sua vez, o padrinho do jardim-escola, que ofereceu um lote de materiais didácticos aos alunos, lembrou aos pais e encarregados da educação dos alunos sobre a necessidade de colaborarem com a iniciativa “semeada” pela Directora Judite Correia.

“Compete agora a eles e aos moradores de São Paulo em geral de fazer deste centro a própria casa, ou seja, acarinha-lo e darem seus apoios, para que possa beneficiar todos os menores aqui do bairro”, exortou o jornalista Muniro Conté que manifestou a sua predisposição em dar mais.

Indicou que assumir o apadrinhamento do jardim-escola, patentea assim o seu esforço em ver as crianças da Guiné-Bissau transformarem-se em homens de amanhã. Mas, lembrou, para que isso aconteça, “o futuro tem que começar hoje”.

“Elas têm que ir e ambientar-se com a escola hoje para que amanhã possam melhor desempenhar as suas funções”, martelou o padrinho que actualmente é funcionário do escritório do Fundo das Nações Unidas para Crianças (UNICEF).

Padrinho Discursando no acto
A concluir, Muniro Conté lançou um repto a todos para darem o seu contributo para que o Flor de África possa ganhar “uma outra amplitude” e salientou o facto de ter associado nesta iniciativa o irmão, Armando Conte que vive a 24 anos em Londres, Inglaterra e que a partir de lá pode mobilizar outros apoios.

“Alem do apoio que poderá proporcionar, ele vai tentar conseguir geminações entre o novo jardim-escola com instituições similares em Londres”, prometeu em nome do irmão.

Uma mãe de 2 crianças que frequentam o jardim-escola manifestou a sua satisfação pela criação deste estabelecimento de ensino e aprendizagem e justificou que a qualidade de tratamento e nível das duas professoras lhes deixam tranquila. 

“Os meus filhos agora conhecem as letras. Aliás o mais velho de 5 anos já escreve muito bem” elogiou Simone de Oliveira que solicitou as ONG, s e organismos vocacionados para darem apoio a referida instituição escolar.

As aulas estão repartidas em duas turmas sendo uma com 54 crianças que frequentam o jardim e 20 outras da primeira classe na outra, durante um único período, ou seja, de manhã.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário