quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Impunidade



Inicia Conferencia Internacional sobre 40 anos de Impunidade na Guiné-Bissau

Bissau, 11 Dez 13 (ANG) - A Sociedade Civil e a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) organizaram em Bissau, uma Conferência Internacional denominada de quarenta anos de impunidade na Guiné-Bissau, com duração de dois dias.

Na cerimónia de abertura do evento, o 1º Vice-presidente da Assembleia Nacional Popular, Augusto Olivais enalteceu a iniciativa da LGDH de estudar de forma detalhada o fenómeno da impunidade, apesar da sua complexidade, transversalidade e sensibilidade.

“A defesa dos direitos humanos é a mais sublime e universal luta que se pode travar o homem, porquanto razão da sua existência e da sociedades”, elucidou Augusto Olivais.

Aquele político lembrou ainda que a Guiné-Bissau com quarenta anos de existência, necessita de edificar os pilares básicos de garantia dos direitos humanos.
Acrescentou que o grau de degradação em que se encontra a sociedade guineense, com a crescente impunidade, descreve o carácter endémico e generalista e expressa o tamanho da sua força diante dos fracos meios disponíveis para seu combate.

“Porquanto progride e beneficia os prevaricadores, estes permitem que elas reinem. Essa relação entre a impunidade e os produtores constituída na sociedade, mina a construção de um Estado forte que nós almejamos,” esclareceu Augusto Olivais.

Na sua opinião o Estado ficou reduzido a uma mera estrutura formalmente organizada, permitindo os homens a resolver seus problemas desviando-se assim das suas funções concebidas.


ANG/JD





Sem comentários:

Enviar um comentário