segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nelson Mandela



Cem Líderes mundiais no funeral de Nelson Mandela

Bissau, 09 Dez. 2013 (ANG/RFI) - Quase 100 líderes mundiais são esperados na África do Sul para as cerimônias oficiais de adeus a Nelson Mandela, falecido na última quinta-feira aos 95 anos. 

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o chefe de Estado americano, Barack Obama, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, estão entre os líderes que irão participar desta última homenagem.

"91 chefes de Estado e de governo em exercício, 10 ex-dirigentes, 86 chefes de delegação e 75 personalidades eminentes já confirmaram presença", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Clayson Monyela. 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deve fazer uma declaração na tarde desta segunda-feira diante da Fundação Nelson Mandela, em Joanesburgo. 

Simultaneamente, as duas câmeras do Parlamento sul-africano irão realizar uma sessão comum na Cidade do Cabo dedicada à memória do primeiro presidente negro (1994-99) do país.

"Thank you Madiba" e "Hamba Kahle Madiba" (obrigado em inglês e em zulu), dizem duas imensas faixas penduradas na sede do Parlamento para essa sessão.

Os diferentes partidos políticos vão relembrar a mensagem de unidade de Mandela. Ex-militante contra o apartheid, quando chegou ao poder ele nunca deixou de estender a mão a seus antigos opressores.

Essa é uma das atitudes que explicam a admiração que Mandela suscite em todo o mundo. Ele é "a versão sul-africana de Mahatma Gandhi", declarou neste domingo à noite Laloo Isu Chiba, que ficou preso em Robben Island ao mesmo tempo que Mandela.

Em um espírito de conciliação, alguns chefes de Estado atuais serão acompanhados de seus predecessores, mesmo aqueles que estão em campos políticos opostos. 

Assim, o republicano George W. Bush fará parte da delegação do democrata Barack Obama, enquanto Nicolas Sarkozy, do partido de direta UMP, acompanha o socialista Hollande.

A chanceler alemã Angela Merkel não irá à África do Sul, mas o presidente Joachim Gauck estará presente nas cerimônias. 

O dalai lama, que teve dois pedidos de visto para a África do Sul recusados nos últimos anos, informou que não vai participar dos eventos.

Por sua vez, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu desistiu de participar do funeral devido ao custo da viagem à África do Sul. 

A maior parte dos líderes internacionais assistirão à homenagem oficial de terça-feira em Joanesburgo, onde alguns deles irão discursar a partir de 11h no horário local.

O corpo de Nelson Mandela será em seguida exposto durante três dias na sede do governo em Pretória, com procissões previstas a cada manhã nas ruas da capital. 

No sábado os restos mortais serão transferidos para o vilarejo de Qunu, a terra dos ancestrais do ex-presidente no sul do país. 

Essa semana de luto nacional na África do Sul começou no domingo com um dia de orações e reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário