sábado, 14 de dezembro de 2013

UNICEF


Escola do EB de Enxalé beneficia de materiais didácticos do UNICEF

Bissau, 14 Dez. 13 (ANG) - Um lote de materiais didacticos, constituído por mais de dois mil cadernos, igual numero de canetas, lápis e mapas entre outros foi oferecido dia 13, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) as crianças da Escola do Ensino Básico de Enxalé, no quadro do conceito chamado "Escolas Amigas da Criança (EAC).

No total são mais de 5 mil crianças, dos quais quase metade são raparigas e que estudam em 15 escolas selecionadas nas regiões de Gabú, Oio e Bafatá que irão beneficiar com este novo conceito idealizado pelo UNICEF.

A EAC preocupa-se com a saúde, a protecção e segurança, bem como o estado nutricional e o bem estar psicológico das crianças e formação dos professores  e adequação dos metodos de ensino e recursos de aprendizagens utilizados nas escoiolas.

Falando na cerimonia de entrega, o representante do UNICEF esclareceu que a iniciativa se baseia numa nova experiência que se executará em 46 escolas da Guiné-Bissau, incluindo a de Enxale e explicou que a mesma é muito importante pois se aplica apenas num contexto onde existem escassez e dificuldades. 

A escolha de Enxalé, a semelhança de outras localidades, para beneficiar destes apoios vem na sequência, segundo Abubacar Sultan, do engajamento dos pais e encarregados da educação, professores e alunos, enfim, de toda a comunidade local na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos menores, elogiou.

“A interligação da escola com a comunidade é das primeiras e grandes caracterizações que definem as EAC”, definiu realçando ainda o papel da comissão de gestão da referidas escola joga nos momentos de dificuldades, nomeadamente durante as constantes greves. 

O representante deste organismo onusiano elogiou a escola de enxalé por possuir todas as condições necessárias para o processo de ensino e aprendizagem das crianças e, ainda, para proporcionar a alfabetização dos adultos. “Por isso, entre outras razões, teve o privilegio desta distinção”.

Abubacar Sultan solicitou aos pais e encarregados para ajudarem na criação de uma horta escolar para ajudar na dieta das crianças, bem como estimulou-os a irem aprender a ler e escrever e finalmente, para não mandarem as crianças as hortas no período de campanha de castanha de Caju.

O Responsável do UNICEF no país exortou aos país e encarregados da educação para obrigarem os filhos, sobretudo as raparigas a irem a escola,  e não retê-las em casa. 

A concluir Apelou-os por outro lado a fazer os filhos consumir sal iodado que é muito benéfico para as suas saúdes e a ensina-las a lavar as mãos correctamente, como forma de evitar doenças contagiosas.

A embaixadora nacional do UNICEF voltou a manifestar-se pronta em honrar o cargo a que fora investida e pediu ajuda de todos para que realmente possa triunfar na sua missão de apoio e protecção dos menores. 

“Sou uma mulher muito batalhadora, portanto, por mais difícil que possam ser os desafios, nunca fico de braços cruzados. Vou sempre em frente para transpor as dificuldades”, disse a artista Ineida Marta.

Ineida Marta pediu aos país para incentivarem os seus filhos a irem a escola e parafraseou Amílcar Cabral de que as crianças são as flores da nossa luta, e sublinhou que por este facto elas merecem viver em boas condições e ter acesso ao ensino.

“Apoiemos os nossos filhos para irem a escola para que amanhã  a Guiné-Bissau possa ter uma nova face”.

A população de Enxalé agradeceu o gesto e não se coibiu de pedir a criação de sala de aulas para, pelo menos, 7ª Classe, pois depois de concluida a 4ª classe os naturais de Enxalé vêem-se obrigados a ir a Bissau ou outras partes do país para prosseguir com os Estudos.

A escola do EB de Enxalé, que conta com 284 alunos de 1ª à 4ª classe é constituida por 4 turmas que funcionam de manhã e a tarde. a noite funciona como centro de alfabetização dos adultos.

Entretanto, ao longo do presente ano lectivo, o UNICEF já inscreveu as regiões de Bolama Bijagós e Cacheu para beneficiarem do novo conceito, isso depois de no ano passado terem sido seleccionadas 10 escolas em Quinará e Tombali.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário