Escola
do EB de Enxalé beneficia de materiais didácticos do UNICEF
Bissau, 14 Dez. 13 (ANG) - Um
lote de materiais didacticos, constituído por mais de dois mil cadernos, igual
numero de canetas, lápis e mapas entre outros foi oferecido dia 13, pelo Fundo
das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) as crianças da Escola do Ensino
Básico de Enxalé, no quadro do conceito chamado "Escolas Amigas da Criança (EAC).
No total são mais de 5 mil crianças,
dos quais quase metade são raparigas e que estudam em 15 escolas selecionadas nas
regiões de Gabú, Oio e Bafatá que irão beneficiar com este novo conceito idealizado pelo UNICEF.
A EAC preocupa-se com a
saúde, a protecção e segurança, bem como o estado nutricional e o bem estar psicológico das crianças e formação dos professores e adequação dos metodos de ensino e recursos
de aprendizagens utilizados nas escoiolas.
Falando na cerimonia de
entrega, o representante do UNICEF esclareceu que a iniciativa se baseia numa nova experiência que se executará em 46 escolas da Guiné-Bissau, incluindo a de
Enxale e explicou que a mesma é muito importante pois se aplica apenas num
contexto onde existem escassez e dificuldades.
A escolha de Enxalé, a
semelhança de outras localidades, para beneficiar destes apoios vem na sequência, segundo Abubacar Sultan, do engajamento dos pais e encarregados da
educação, professores e alunos, enfim, de toda a comunidade local na melhoria
do processo de ensino e aprendizagem dos menores, elogiou.
“A interligação da escola
com a comunidade é das primeiras e grandes caracterizações que definem as EAC”, definiu realçando ainda o papel da comissão de gestão da referidas escola joga
nos momentos de dificuldades, nomeadamente durante as constantes greves.
O representante deste
organismo onusiano elogiou a escola de enxalé por possuir todas as condições
necessárias para o processo de ensino e aprendizagem das crianças e, ainda, para
proporcionar a alfabetização dos adultos. “Por isso, entre outras razões, teve
o privilegio desta distinção”.
Abubacar Sultan solicitou
aos pais e encarregados para ajudarem na criação de uma horta escolar para
ajudar na dieta das crianças, bem como estimulou-os a irem aprender a ler e
escrever e finalmente, para não mandarem as crianças as hortas no período de
campanha de castanha de Caju.
O Responsável do UNICEF no
país exortou aos país e encarregados da educação para obrigarem os filhos,
sobretudo as raparigas a irem a escola, e não retê-las em casa.
A concluir Apelou-os por outro
lado a fazer os filhos consumir sal iodado que é muito benéfico para as suas saúdes e a ensina-las a lavar as mãos correctamente, como forma de evitar
doenças contagiosas.
A embaixadora nacional do
UNICEF voltou a manifestar-se pronta em honrar o cargo a que fora investida e
pediu ajuda de todos para que realmente possa triunfar na sua missão de apoio e
protecção dos menores.
“Sou uma mulher muito
batalhadora, portanto, por mais difícil que possam ser os desafios, nunca fico
de braços cruzados. Vou sempre em frente para transpor as dificuldades”, disse a
artista Ineida Marta.
Ineida Marta pediu aos país
para incentivarem os seus filhos a irem a escola e parafraseou Amílcar Cabral
de que as crianças são as flores da nossa luta, e sublinhou que por este facto
elas merecem viver em boas condições e ter acesso ao ensino.
“Apoiemos os nossos filhos
para irem a escola para que amanhã a
Guiné-Bissau possa ter uma nova face”.
A população de Enxalé
agradeceu o gesto e não se coibiu de pedir a criação de sala de aulas para,
pelo menos, 7ª Classe, pois depois de concluida a 4ª classe os naturais de
Enxalé vêem-se obrigados a ir a Bissau ou outras partes do país para prosseguir
com os Estudos.
A escola do EB de Enxalé, que conta com 284 alunos de 1ª à 4ª classe é constituida por 4 turmas que funcionam de manhã e a tarde. a noite funciona como centro de alfabetização dos adultos.
A escola do EB de Enxalé, que conta com 284 alunos de 1ª à 4ª classe é constituida por 4 turmas que funcionam de manhã e a tarde. a noite funciona como centro de alfabetização dos adultos.
Entretanto, ao longo do
presente ano lectivo, o UNICEF já inscreveu as regiões de Bolama Bijagós e
Cacheu para beneficiarem do novo conceito, isso depois de no ano passado terem
sido seleccionadas 10 escolas em Quinará e Tombali.
ANG/JAM
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