segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pescas



Inaugurada a Empresa Bissau Cona Pesca

Bissau, 09 Dez. 2013 (ANG) - Bissau Cona Pesca (BCP), uma nova unidade de transformação e processamento de pescado para a exportação, que opera já a três meses na localidade de Cacine, Sul do país foi inaugurada no passado dia 07 pelo Ministro das Pescas e Recursos Haliêuticos, Mário Lopes da Rosa.

O empreendimento, cujo investimento é avaliado em 742 milhões de francos CFA, emprega 450 trabalhadores, maioritariamente guineenses nomeadamente 94 na fábrica e 320 pescadores distribuídos numa frota de 36 pirogas que procedem a faina.

As espécies capturadas são depois exportadas directamente para a Coreia do Sul, a partir do porto de Bissau. Aliás desde que entrou em funcionamento a 90 dias atrás, a BCP já enviou para aquele país asiático o total de cerca de 38 toneladas de peixe, segundo apurou a ANG. 

Na cerimonia de inauguração, o titular da pasta das Pescas e Recursos Haliêuticos qualificou o acto como um dia “diferente” na vida da população de Cacine, local “estratégico, rodeada de mar e com grandes recursos".

“Por este facto presenciamos hoje tudo isso feito pela BCP num tempo record”, assinalou Mário Lopes da Rosa que enalteceu os trabalhos levados a cabo desde a instalação da nova infra-estrutura, dirigida por tecnicos sul coreanos em parceria com alguns guineenses.

Disse estar agradavelmente surpreso com o que viu no terreno, ou seja, “empresa com papel determinante na vida da população de Cacine, particularmente no tocante ao sector das pescas”.

Na sua explanação, o ministro definiu o sector que dirige como “estratégico”, mas reconheceu que a sua valorização só pode ocorrer quando existirem empreendimentos iguais a BCP.

“A população da Coreia do Sul, situado num outro continente, tem assim a oportunidade de apreciar a qualidade do pescado da Guiné-Bissau, que a mais de 13 anos deixou de exportar seus produtos marítimos”, sublinhou qualificando esta oportunidade de um orgulho para o país que deve ser abraçaa e encorajada, especialmente pelos residentes de Cacine.

Mário Lopes da Rosa aproveitou a ocasião para lançar um repto aos populares locais para protegerem e darem apoio a BCP para que este continue a investir, pois quem tem a ganhar com tudo é a Guiné-Bissau, mas em particular a localidade de Cacine.

Lembrou que no plano estratégico elaborado no ministério depois da sua assumpção ao cargo, esta definido o item que diz que Cacine deve ser considerado ponto estratégico para o sector. 

Portanto, prosseguiu, num espaço de 5 à 6 meses foram inauguradas dois grandes empreendimentos, nomeadamente a BCP e o Centro de Pesca Artesanal situado parede meia com a nova empresa e que fora edificado com o apoio da JICA (Agencia de Cooperação Internacional do Japão).

Rogou aos outros investidores a seguirem as mesmas pisadas do Japão e da Coreia do Sul, para que, pouco a pouco, se possa valorizar o que de “mais caro e rico” possui a Guiné-Bissau.

“Penso que isso daria mais dinâmica ao sector, sobretudo a Pesca Artesanal e assim criar sinergias indispensáveis que possam revolucionar o sector das pescas posicionando-o no centro das actividades socioeconómico do país”, estimou. 

Apelou para o aumento do número de pirogas e melhoria de condições de trabalhos para que a população local, assim como de outras localidades do territótio nacional possam consumir o pescado.

Por seu lado, o Director da BCP explicou que no inicio depararam com algumas dificuldades, as quais não enumerou mas que, felizmente, foram superadas, devido a vontade e empenho de todos.

Para Kim-Jon-Wong o ponto mais culminante foi da primeira vez que a empresa conseguiu exportar para o seu país, pescado capturado e processado na BCP em nome da Guiné-Bissau.

“Estou extremamente feliz”, revelou o Director que adiantou que pensa investir ainda mais na Guiné-Bissau e exortou a outros investidores para fazerem ao mesmo, qualificando o país de “tão rico”.

Antes da cerimónia oficial de inauguração, a comitiva ministerial percorreu as instalações da fábrica, nomeadamente sala de processamento, das máquinas as câmara frigoríficas entre outros tendo recebido explicações dos técnicos sul-coreanos sobre como tudo funciona. 
ANG/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário