quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

África de Sul


Protestos contra Zuma 

Bissau, 10 Fev 16 (ANG)- Antes do seu discurso sobre o estado da Nação,o presidente da África do Sul, Jacob Zuma teve que enfrentar nesta terça-feira mais uma vaga de protestos da parte de alguns concidadãos, que exigem o reembolso do dinheiro público investido na sua propriedade de Nkandla, na província do Kwazulu-Natal. 

A polémica sobre a restauração da propriedade, na qual teria sido investido 216 milhões de rands sul-africanos de dinheiro público, data de 2013.

Nesta terça-feira , manifestantes próximos nomeadamente de partidos da oposição sul-africana, como a DA( Democratic Alliance) e EFF( Economic Freedom Fighters) do ex-membro do Congresso
Nacional Africano, Julius Malema , protestaram diante do Tribunal Constitucional de Johannesburg para exigir que o presidente Jacob Zuma devolva os 24 milhões de dólares investidos na restauração e modernização da sua propriedade particular de Nkandla.

 O controverso investimento tornou-se o símbolo de um alegado esquema de corrupção e ganância imputado ao ANC(Congresso Nacional Africano), partido no poder. 

Entre as obras efectuadas na residência privada , cujo custo teria atingido o montante de 216 milhões de rands sul-africanos(equivalente em 2014 a 24 milhões de dólares), contam-se designadamente uma piscina descrita como um reforço do dispositivo de segurança, um galinheiro, um curral , um amfiteatro e um centro para o acolhimento de visitantes.

 A magistrada Thuli Madonsela, provedor da República, determinou em 2014 que o Presidente Zuma tinha beneficiado indevidamente de obras pagas com dinheiro público e que por isso ele devia reembolsar a soma correspondente. 

No decurso dos últimos dias, o chefe de Estado sul-africano afirmou estar pronto para devolver o montante reclamado.

O Congresso Nacional Africano acusa o EFF(Economic Freedom Fighters) e a DA(Aliança Democrática) de politizarem negativamente a questão. 

ANG/RFI

         

Sem comentários:

Enviar um comentário