segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CPLP


Timor-Leste acolhe fórum económico  da comunidade

Bissau, 22 Fev 16 (ANG)- A República de Timor-Leste acolhe desde domingo a segunda reunião dos ministros do Comércio e, na quinta-feira, o primeiro Fórum Económico Global da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Bandeira de Timor Leste

Essas iniciativas pretendem fomentar o desenvolvimento dos laços comerciais e empresariais entre os Estados Membros.

Desenhar “um conceito de acção estratégica e conceptual” para o desenvolvimento do comércio e investimento na CPLP é um dos pontos centrais da reunião de ministros, que decorre até quarta-feira em Díli.

Este encontro, que vai fazer ainda um balanço da implementação das medidas acordadas na primeira reunião, em Luanda, em Maio de 2012, insere-se nos esforços da presidência de Timor-Leste da CPLP no sentido de plantar a bandeira dos negócios da comunidade no mundo.

Desenvolver o pilar económico das relações entre a CPLP com outras regiões, neste caso, a Ásia e Pacífico, é a prioridade da presidência timorense, que quer fomentar projectos de negócios, estimular o sector privado, promover parcerias e facilitar a transferência de ‘know-how’ e tecnologias.

Um dos objectivos é conseguir uma maior internacionalização das empresas da CPLP e, no caso de Timor-Leste, fazer também uma ponte para os mercados da Ásia e Pacífico.

É neste contexto que decorre, entre 25 e 27 deste mês, o primeiro Fórum Económico Global da CPLP que, segundo os organizadores, tem já registados centenas de participantes de mais de 20 países.

O encontro das delegações ministeriais começou sábado   com uma reunião de pontos focais para analisar o grau de implementação da declaração de Luanda e  o projecto de Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no sector do comércio (2016-2018).

Hoje, está previsto um ciclo de conferências que vai analisar, entre outros aspectos, o impacto da crise financeira e da queda do preço do petróleo nos países da CPLP.

Incentivos ao sector privado, adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC), a relação entre a CPLP e a Ásia e o desenvolvimento económico de Timor-Leste estão também na agenda.

O encontro analisa terça-feira o comércio interno e aspectos como certificação e laboratórios de teste e o desenvolvimento do agro-negócio.

Finalmente, na quarta-feira decorre a sessão solene, que deve aprovar a Declaração de Díli.

A partir de quinta-feira decorre o Fórum Económico Global, com o tema “CPLP e a Globalização”, que pretende fortalecer os laços entre empresas e empresários lusófonos e estudar oportunidades de investimento e de negócio em Timor-Leste.

O encontro é apoiado pela CPLP, pela Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e pela União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP) e permitirá promover Timor-Leste como “plataforma para o desenvolvimento”.

Na agenda do Fórum estão cinco áreas: indústria petrolífera, de gás e extractiva, agricultura e agro-indústria, mar e pescas, indústria transformadora, turismo e infra-estruturas.

Em debate vão estar questões como o papel da CPLP como bloco multirregional, o papel dos blocos económicos na economia global e os “desafios e as oportunidades da inserção da CPLP” noutros blocos económicosregionais.

O encontro de Díli aposta num formato de promoção de produtos, serviços e negócios, de contactos entre empresas (B2B) e de apresentação do ambiente de negócios e investimentos nos países participantes. Inclui uma Mostra de Produtos dos diversos países, a promoção das empresas nacionais e do comércio local e um espaço de painéis internacionais para debater a integração económica entre os países CPLP e da Ásia-Pacífico e a importância geoestratégica de Timor-Leste. ANG/JA


Sem comentários:

Enviar um comentário