quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

CILSS/ Crise alimentar




Técnicos nacionais recebem formação em matéria de Alerta Precoce

Bissau,24 Fev 16 (ANG) - Cerca de 30 técnicos de diferentes instituições públicas que actuam no domínio da segurança alimentar iniciaram hoje  um Atelier de Apoio a Implementação do Sistema de Alerta Precoce.

O curso de três dias organizado pela Direcção Geral da Segurança Alimentar, do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural em colaboração do Comité Inter-Estado de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), visa apoiar o processo da implantação do Sistema de Alerta Precoce e de Redinamização do Grupo de Trabalho Pluridisciplinar, para o  fornecimento  à tempo, de  informações  para aconselhamento e tomada de decisões.

Ao presidir a abertura do seminário, o Director Geral da Segurança Alimentar, afirmou que desde a década 70 que o CILLS já tinha implantado um dispositivo de vigilância para o seguimento da prevenção e gestão de crises alimentares denominado de Grupo de Trabalho Pluridisciplinar.

Júlio Malam Injai disse que o referido dispositivo jogou um papel relevante durante os anos 80 e 90 no concernente a difusão regular de informações de alerta precoce ao nível de países membros.

"Este dispositivo conheceu o seu declínio a partir dos anos 2000 e  piorou nestes últimos anos na maioria dos países, incluindo a Guiné-Bissau", explicou.

Aquele responsável informou que o curso vai permitir o reforço de capacidades das estruturas técnicas do Estado e dos parceiros encarregues da colecta de dados e de análises sobre a segurança alimentar e nutricional.

Segundo ele, os participantes terão ainda a capacidade de elaborar um calendário consensual para a implantação do Sistema de Alerta Precoce e a Redinamizaçao do Grupo de Trabalho Pluridisciplinar.
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário