quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Zona maritima comum


Governo recebe relatório de 20 anos de actividades da Agência de Gestäo e Cooperaçäo   

 Bissau,10 Fev 16 (ANG) -  O Secretario-geral da Agência de Gestao e Cooperaçao entre Guiné-Bissau e Senegal(AGC), entregou hoje ao governo o relatorio sobre as actividades desenvolvidas pelas partes no quadro dessa agencia durante 20 anos.

Julio Mamadu Baldé disse que o  documento  retrata as actividades da prospeção petrolífera,  gestão dos recursos heliêuticos,  cooperação bem como a situação financeira da organizaçäo.

“Como sabemos, o epicêntro das  nossas acções estão fundamentalmente concentradas no dominio de pesquisa petrolífera, iniciado em 2000 , altura em que a Agência näo tinha nada mais  nada menos  que três mil quilometros quadrado de área de intervenção. Apos  negociaçöes entre os dois estados  durante anos foi possivel a criação da Zona de Exploração Conjunta”, informou Júlio Mamadú Balde.

Baldé acrescentou que, hoje em dia, as áreas de intervenção é mais de 30 mil km2, graças ao trabalho levado a cabo pelos membros da agência, começando nas zonas com as profundidades de águas rasas com cerca de um metro passando pelas zonas de três mil e quinhentos  metros à quatro mil e quinhentos metros de profundeza.

Aquele responsavel informou que   existe um capital conhecimento de dados, tanto geológicos como geofísicos, que  permite as autoridades dos dois países a tomada de decisäo politica baseada em  conhecimentos técnicos para o  reforço das acções futuras nesta zona. 

O documento foi entregue ao ministro dos Negocios Estrangeiros, Cooperaçäo Internacional  e das Comunidades, Artur Silva na presença de membros da Comisão Nacional de Avaliação e Renegociação do Acordo de Gestão e  Cooperação com o Senegal.

Artur Silva garantiu que o Estado guineense fará  tudo para comprir as suas obrigações para o bom funcionamento da agência.

 “O relatório que acabamos de receber  será útil e a comissão terá oportunidade de  partilhar esse documento,que será igualmente submetido  às altas autoridades do país para analisarem  e posteriormente se familiarizarem com o referido dossier que levará ao proximo encontro a ter lugar  no dia  25 do corrente mês em Dakar”, prometeu. 

O governante declarou  que o Estado guineense não está interessado em acabar com a agência, porque quando recebeu a denuncia da revisao do acordo, pensou primeiro em melhor servir e salvaguardar os interesses dos dois povos, principalmente os da parte guineense, acrescentando que nunca houve intençao de acbacar com a agência. 

ANG/LPG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário