quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ONU


Nomeada coordenadora contra  violência sexual

Bissau, 11 Fev 16(ANG)-A ONU acaba de nomear uma coordenadora especial incumbida de melhorar a medidas da organização  para resolver o problema exploração e abusos sexuais por parte de militares nas missões de paz.

Trata-se da  norte-americana Jane Holl, que era até à nomeação assessora especial da ONU para a reinstalação fora do Iraque de refugiados no campo de Hurriya,  perto do aeroporto de Bagdade, e que ocupou desde 2003 vários cargos no Departamento de Manutenção da Paz das Nações Unidas.

Um relatório divulgado em Dezembro revelava “problemas graves na forma como a ONU tratou as suspeitas de violação sexual de crianças na República Centro Africana”.

A missão das Nações Unidas naquele país (MINUSCA) identificou recentemente mais sete eventuais casos de abuso sexual atribuídos a Capacetes Azuis, cinco dos quais contra crianças ou adolescentes.
Entre os autores dos 69 casos de abuso sexual detectados no ano passado pelas Naçoõs Unidas nas 16 missões de paz em vários países, 22  eram soldados da MINUSCA.

A ONU após identificar os países de origem dos soldados acusados  dos crimes de violação sexual repatriou contingentes inteiros de Capacetes Azuis do Congo e da República Democrática do Congo. 

ANG/JornaldeAngola

Sem comentários:

Enviar um comentário