quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Saúde Pública

                            Governo apela vigilância contra vírus de Zika

Bissau, 24 Fev 16 (ANG) - O Governo da Guiné-Bissau pede que todos os guineenses estejam atentos contra eventual surto de vírus Zika no país.

Ministra Cadi Seidi
Em declarações à imprensa, a ministra da Saúde, Cadi Seidi disse que o mundo está a enfrentar mais uma epidemia cujo medicamento ainda não foi descoberto, salientando que a praga é transmitida através da picada do mosquito causadora da doença  conhecida como Zika.

A governante assegurou que o vírus não se transmite de pessoa a pessoa, mas apenas pela picada do mosquito “Aedes aegypti”, que pode transportar a Zika em toda a sua existência.

“Os sintomas do vírus Zika são entre outras, dores da cabeça que provoca febre ligeira, dor do corpo ou nas articulações das mãos e pés, manchas na pele com pontos brancos, dor da barriga e diarreia “explicou.

No que diz respeito as consequências do vírus, Cadi Seidi disse que ,em alguns casos, pode provocar complicações para a vítima e até pode afectar  o feto de uma grávida.

Quanto as medidas de prevenção, a ministra aconselhou o uso de roupas que cobrem o corpo por completo, uso de mosqueteiros, colocação de redes nas janelas e eliminação de  buracos com água estagnada que é a fonte de criação de mosquitos,  uso de repelentes, limpeza dos arredores das nossas casas, uso de  latrinas e realização de consultas de rotinas por mulheres grávidas.

A ministra da saúde recomenda o recurso ao centro de saúde ou  hospital mais próximo a todos quanto se apresentarem os sintomas referidos ou então ao Instituto Nacional de Saúde INASA pelos contactos: 966050002/1919/2020.  
ANG/NÔ Pintcha







Sem comentários:

Enviar um comentário