Embaixador da China enaltece importância econômica do evento
Bissau, 04 Fev 16 (ANG) – O embaixador da China no país disse esperar que o Fórum China-Países de Língua Portuguesa, a decorrer de 9 à 11 de Abril próximo, em Bissau, contribua para melhorar o desenvolvimento da economia de cada um dos países membros.
Huang Wa falava a saída de um encontro de trabalho que manteve com o Ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, durante o qual debateram o estado das relações económicas e financeiras entre a Guiné-Bissau e a Republica Popular da China e forma de as desenvolver mais.
Na ocasião, disse que o evento, a primeira do género no país, irá elevar para níveis importantes as relações económicas e comerciais com os respectivos governos e o seu sector privado.
“Por se tratar de área onde o investimento é feito de forma directa aos projectos concretos e específicos, o sector empresarial é a instância que pode criar mais empregos, mais riquezas favoráveis ao melhoramento das condições de vida das populações", enumerou o diplomata chinês.
Huang Wa salientou que, pela sua importância económica e empresarial, os governos guineense, chinesa e as autoridades da Região Administrativa Especial de Macau estão interessadas em promover o encontro de Abril.
“As duas partes assim como a China através da secção de promoção nacional do comércio internacional já estão a trabalhar para o sucesso do encontro, e espero que os restantes países participantes estejam a fazer o mesmo”, afirmou.
Por sua vez, o director-geral da Promoção do Investimento Privado e coordenador do recém-criado Secretariado Técnico para preparação do encontro de empresários da China e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Bruno Jauad afirmou que o país pretende com este encontro atrair o investimento directo chinês para sectores chaves visando a promoção das potencialidades nacionais.
Jauad disse que a sua estrutura tem trabalhado directamente com a parte chinesa e de Macau.
Estarão presentes no encontro de Bissau as delegações oficiais e de empresários de Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.
Vai ser a V conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa.
Na IV conferência decorrida entre 05 e 06 de Novembro de 2013, em Macau, as autoridades chinesas declararam, entre outros apoios, a disponibilização de cerca de 300 milhões de dólares americanos para empréstimos em condições favoráveis à países da CPLP.
O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, também designado por Fórum Macau, foi criado em 2003 e tem como objectivo o estabelecimento de uma Cooperação Económica e Comercial entre as duas partes.
Tem a sua sede em Macau, uma região autónoma da República Popular da China, onde funciona um Secretariado Permanente que executa as decisões saídas do fórum.
ANG/FGS/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário