segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Síria

Principais cidades respeitam a trégua


Bissau, 29 Fev 16(ANG)-As principais cidades da Síria acordaram domingo sem o som das bombas depois da entrada em vigor do cessar-fogo entre as forças governamentais e os rebeldes, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A aviação russa anunciou a suspensão por um dia de todas as missões dos seus aparelhos no país para apoiar o cessar das hostilidades, segundo Serguei Rudskoi, representante do Estado-Maior das forças armadas russas.
 
O  cessar-fogo entrou em vigor às 00h00 locais de sábado, após um acordo entre Rússia e Estados Unidos com o apoio das Nações Unidas. Exactamente no primeiro minuto de sábado, as armas silenciaram nos subúrbios de Damasco e na cidade de Aleppo, no norte do país, noticiou a AFP.
 
A população saiu às ruas para aproveitar o momento excepcional de calma.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos revelou  que a calma reinava nas províncias de Homs (centro), Damasco e na região de Aleppo (norte). Em todas elas há rebeldes e tropas do Governo.
 
Ocorreram apenas confrontos esporádicos entre as forças governamentais e os jihadistas do grupo Estado Islâmico e da Frente Al-Nosra, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
 
O mediador das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, informou que há uma investigação aberta sobre um “incidente” ocorrido logo após a entrada em vigor do cessar-fogo, e avaliou que, inevitavelmente, vão ocorrer  “incidentes”. A trégua, apoiada por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, é a primeira deste tipo em cinco anos de guerra, que já causou 270 mil mortos.
 
O cessar-fogo não envolve os grupos  Estado Islâmico e Frente Al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, que controlam importantes zonas do território sírio. 
ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário