quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

EUA


Morte de magistrado gera polémica

Bissau, 18 Fev 16 (ANG)-As divisões entre o Partido Republicano e o Partido Democrata aprofundaram-se com a morte do juiz Antonin Scalia, uma das figuras mais controversas do Supremo Tribunal norte-americano.

Scalia, de 79 anos, foi recentemente encontrado morto num rancho no Texas depois de ter faltado a um pequeno-almoço . Nomeado em 1986 para o Supremo Tribunal pelo então Presidente Ronald Reagan, Scalia foi desde o primeiro momento uma espécie de farol para os conservadores.

A sua morte deixa o Supremo com quatro juízes conservadores e quatro liberais, numa altura em que estão a ser analisadas várias questões essenciais para a Administração Obama, como a reforma da imigração, o combate às alterações climáticas, o aborto e o controlo de armas.

O Presidente Barack Obama garantiu que vai nomear um sucessor, mas o Partido Republicano já avisou que vai travar qualquer nomeação no Senado, com o argumento de que essa decisão cabe ao futuro Presidente. “Tenho a intenção de cumprir com a minha obrigação constitucional de nomear um sucessor em tempo adequado. Haverá muito tempo para o fazer e para que o Senado cumpra a sua responsabilidade”, disse  o presidente norte-americano.

“Estas são responsabilidades que encaro com muita seriedade, como estou certo que todos o fazem. São responsabilidades maiores do que qualquer partido”, acrescentou Obama, em resposta às ameaças de veto dos republicanos do Senado, que deve confirmar o nome do substituto proposto por Obama. ANG/Público

Sem comentários:

Enviar um comentário