Caju/ Presidente do ANINGB qualifica de positiva a campanha de comercialização 2019/2020
Bissau, 10 Fev 21
(ANG) – O Presidente da Associação Nacional dos Intermediários dos Negócios da
Guiné-Bissau (ANINGB) qualificou hoje de positivo o balanço da campanha de comercialização
da castanha de caju do ano findo.
Disse ainda que
conseguiram exportar 152 mil toneladas da castanha do ano passado.
Lassana Sambú
lamentou a falta de controlo que resultou na fuga de muita castanha por via terrestre e que teve como
consequência perdas de receitas pelo Estado.
Questionado sobre o
fundo de 15 mil milhões de franco cfa disponibilizado pelo governo através dos
bancos comerciais para apoiar os intervenientes na fileira da caju, Lassana
Sambú disse que o dinheiro veio a ser
usado só no final da campanha, beneficiando apenas os clientes dos bancos.
Disse que o referido fundo
deveria ser usado com um critério simples, onde o executivo devia servir de
garantia para que todos os intervenientes no sector possam ter acesso ao crédito,
para resgatar a castanha nas mãos dos agricultores. “Mas, não foi o caso”,
disse.
Para além disso, de
acordo com o Presidente (ANINGB) a
campanha foi afectada pela pandemia de
covid-19, porque quase 70 por cento dos potenciais compradores da castanha não conseguiram vir à Bissau, devido ao encerramento dos aeroportos.
Instado a falar da
campanha de castanha deste ano, Lassana
Sambu disse que estão a trabalhar, e que o governo aprovou recentemente em Conselho de
Ministros, um conjunto de diplomas em substituição do Decreto lei número 3/
2005 que regulamenta o funcionamento de
todos os intervenientes da fileira de caju.
O Presidente da
ANINGB disse que, se os diplomas aprovados pelo governo foram aplicados na
totalidade, a campanha poderá ser bom. ANG/LPG/ÂC//SG
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