segunda-feira, 26 de julho de 2021

Ensino/INAFOR dá ultimato às   escolas e institutos politécnicos para regularizarem as situações de autenticação de certificados

Bissau,26 Jul 21(ANG) – O Instituto Nacional de Formação Técnica e Profissional(Inafor), deu um mês  às Escolas e Institutos Politécnicos de cursos médios e profissionais para irem regularizar as suas situações junto daquela instituição.

“Apelamos aos responsáveis dos liceus e Institutos Politénicos com cursos médios e profissionais que nunca foram ao Inafor para regularizar as suas situações de acreditação dos cursos, diplomas e certificados nos termos dos artigos quarto e quinto da Lei numero 24/89 de 21 de Agosto que o façam o mais tardar até o final de Agosto”, diz o assessor Jurídico e Director Administrativo e Financeiro do Inafor em conferência de imprensa realizada hoje.

Luciano Patrão Marques Ferreira afirmou que o apelo é extensivo à  todas as Escolas de formação profissional que leccionam cursos de culinária, corte e costura, educadora de infância e de línguas estrangeiras.

“Os serviços que dão empregos nomeadamente os bancos, ministérios, restaurantes e jardins de infância  aos funcionários cujos diplomas e certificados não foram validados pelo Inafor devem contactar esta instituição de forma a resolver as situações dos seus trabalhadores”, exortou.

Aquele responsável avisou que as instituições visadas e cujos os responsáveis não se dignaram em resolver as suas situações até ao final  de Agosto serão sujeitas ao pagamento de uma multa conforme a lei.

“Os funcionários formados nas instituções cujos diplomas e certificados não foram autenticados pelo Inafor correrão o risco de perder os seus empregos”, disse.

Luciano Ferreira informou que todas as Escolas e Institutos de formação profissional sabem que o Inafor é a única instituição afecta ao Ministério de Educação Nacional vocacionada para a acreditação dos cursos e a validação dos diplomas e certificados.

“Há muito tempo que as instituições que dão formação técnico profissional em diversas áreas não se dignam a regularizar as suas situações junto do Inafor e por esse motivo todos os diplomas e certificados por elas emitidas não têm validade”, salientou.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário