quarta-feira, 9 de março de 2022

Eleições OAGB/Candidato Roberto Indeque promete recuperar prestígio e dignidade dos advogados caso fôr eleito

Bissau, 09 Mar 22 (ANG )- O Candidato ao cargo de Bastonário da Ordem de Advogados,Roberto Indequi, cujas eleições estão prevista para o próximo dia 19 disse que a sua  missão principal, caso for eleito, vai ser a recuparação do prestígio da Ordem e da dignidade da profissão, de modo a ter a liderança sobre opinião pública nacional.


A promessa  consta  no Manifesto de candidatura do advogado Indeque, à que a ANG teve acesso hoje, e que tem como palavra chave “Pôr Ordem na Ordem na base de coerência, coesão e competência”.

“A nossa principal missão é recuperar prestígio da Ordem e a Dignidade da Profissão, ter uma Ordem a liderar a opinião pública nacional. Ou seja, tornar-se numa autoridade moral da Sociedade Civil Guineense, em defesa dos valores e da legalidade democrática, reforçar a ação fiscalizadora em diferentes atos e momentos de governação”, refere o Manifesto do candidato Roberto Indeque.

 No mesmo documento, o candidato  perspectiva igualmente uma Ordem proactiva na resolução dos problemas da organização, criação de novo dinamismo na oeganização, para,segundo diz,  torná-la  mais ágil, rápido flexível e eficaz na resolução de todos os problemas ou das questões que lhe são colocadas. 

“Se formos eleitos para Direção da Ordem dos Advogados nos próximos três anos, prometemos ser intransigentes no combate feroz, sem tréguas e sem quartéis, contra todos atos de corrupção, no aparelho da justiça e não só. Por isso, propomos desde logo, a Revisão dos Estatutos da OAGB, Regulamento de Inscrição e de Estágio, e Elaboração do Código da Ética, Deontologia e de Disciplina”, refere o manifesto.

Roberto Indeque promete também uma atenção especial à Segurança Social do Advogado, sobretudo, na velhice, doença assim como na morte, e uma atenção especial à questão do acesso à justiça com base na redução do custos (selos, preparo, custas de subida e finais, etc...).

Disse que pretende propor ao Governo a criação de mais tribunais, com particular destaque aos Tribunais Regionais (Biombo, Bolama e Tombali), negociar com o governo a isenção de selagem de processos de reconhecimentos ou autenticação da assinatura do advogado. 

“Reconheço que o caminho é espinhoso, e  é deveras preocupante, a luta que nos espera pela frente. Não é e nem será nada fácil e acresce ainda um outro fator de sermos injustamente esbulhados da nossa linda sede, cujo esforço titânico para consegui-la é incalculável, e merece uma rendida homenagem dos mais velhos que deram corpo á luta para conseguir esta linda casa que nos foi esbulhada, por culpa da atual Direção que não soube lidar com a situação”, Lê-se no Manifesto.

Roberto Indequi é um dos dois candidatos ao cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados já tornado público.ANG/AALS/ÂC//SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário