quarta-feira, 9 de março de 2022

PAIGC /Presidente da Comissão Preparatória admite adiamento do X congresso do partido

Bissau, 09 Mar 22 (ANG) – O Presidente da Comissão  Preparatória do X congresso do PAIGC  admitiu que a reunião magna daquela formação politica, agendada para os dias 10  à 13 de Março, poderá ser adiada por alguns dias devido à uma providência cautelar requerido por um militante do partido Bolom Conté.

Citado pela DW-África, Manecas dos Santos disse que o levantamento das restrições impostas pelo governo no âmbito do combate à pandemia de Covid-19  é uma bao noticia, porque permitiu a realização das atividades político-partidárias, como o X congresso do PAIGC.

Manecas Santos disse entretanto haver  outro problema relacionado com o Congresso, em que um ex-militante do PAIGC interpôs uma providência cautelar nos tribunais, impedindo o partido de realizar as suas conferências regionais em Bissau.

 Manecas dos Santos reconheceu que isso perturba a Comissão, mas acredita que esta questão será resolvida em breve e que nada impedirá o PAIGC de se reunir em Congresso.

 Perguntado se a Comissão já tem uma nova  data definida para a realização do Congresso, aquele responsável disse que não, porque antes do Congresso tem de haver uma reunião do Comité Central e só essa instância do partido pode decidir a nova data do evento.

 Manecas dos Santos  afirmou que  nada vai impedir o partido de se reunir, até porque é uma instância que  deve reunir a cada quatro anos.

 
Fez-se agora quatro anos desde o último Congresso e têm de se reuni para repor a direção do partido e torná-la legal, porque os resultados do Congresso depois são entregues ao Supremo Tribunal de Justiça, que as irá confirmar.

ANG/DW

Sem comentários:

Enviar um comentário