segunda-feira, 23 de maio de 2022

 Cabo Verde/FAAPA organiza em Rabat  formação sobre jornalismo desportivo

 Bissau,  23 Mai ANG) – Jornalistas  das agências de notícias membros da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas(FAAPA)participam a partir desta segiunda-feira  até sexta-feira(27) numa formação sobre “Jornalismo desportivo”, em Rabat, Marrocos.

Imagem Ilustrativo
Segundo a  Agência de Notícias de Cabo Verde(Inforpress), a formação, organizada pela FAAPA conta com a presença de 16 das 25 agências filiadas, e a Inforpress faz-se representar pelo jornalista Oldemiro Moreira.

Quatro agências de notícias de países de expressão oficial poprtuguesa, ou seja de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Principe fazem parte da FAAPA.

Na cerimónia de abertura, que aconteceu na sede da Agência de Notícias de Marrocos (MAP), o secretário-geral da FAAPA, Mohamed Anis, disse que o objectivo desta formação é  fortalecer as capacidades dos jornalistas desportivos para um melhor tratamento das questões relacionadas à cobertura dos grandes eventos desportivos nacionais, regionais e internacionais.

O responsável acrescentou  que pretende ainda promover o desempenho e a produtividade dos jornalistas desportivos na cobertura e tratamento da informação desportiva, e consolidar as capacidades dos jornalistas para produzir conteúdos inovadores na área da informação, respeitando os princípios da ética profissional .

A formação é  dirigida por jornalistas profissionais e formadores especialistas em imprensa desportiva, que, durante cinco dias, ministram diversas oficinas, falam suas experiências e reflexões sobre os desafios enfrentados por jornalistas.

Este seminário de formação, o primeiro do género, insere-se no plano de acção da FAAPA para o ano de 2022, aprovado pelo Conselho Executivo desta federação pan-africana, na reunião de Dakar, no Senegal, realizada em Novembro de 2021.

A Agência de Notícias da Guiné(ANG) é representada nessa formação pelo Jornalista Ângelo da Costa, Diretor de Informação do órgão estatal guineense.

ANG/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário