quarta-feira, 25 de maio de 2022

 
Dia de África/Panafricanista Imani Na Umoja apela união para dignificação de   africanos

Bissau,25 Mai 22 (ANG) – O Panafricanista e  Cordenador Fundador da Associação dos Jovens Panafricanistas Revolucionérios da Guiné-Bissau (AJOPAR), apelou hoje aos africanos para  se unirem na luta para garantir a dignidade do continente e dos seus filhos, no mundo.

Imani Na Umoja falava à imprensa, no final de uma marcha organizada pela Associação pana-africanista, em Bissau, em honra aos líderes africanos revolucionários, no âmbito das celebrações de 25 de Maio, Dia de África.

Recordou que  Amilcar Cabral e  Ganes Kwame Nkrumah avisaram que se  África não estiver livre, unida, adoptando um regime socialista, o seu futuro estará comprometido.

“Quero dizer  com isto que, o país africano que continuar a ser controlado pelos inimigos, é porque a sua política e economia estão sendo também controlados pelos mesmos”, disse Umoja.

O panafricanista sustentou  que 25 de Maio não merece ser celebrado com festas piqueniques, porque a data é considerada como o Dia da independência de África, mas sim com marchas, atividades e palestras de sensibilização da sociedade sobre o significado desta data para a África.

Diz acreditar na preparação, em África, de uma sociedade que no futuro irá lutar para não permitir o que diz ser  “escravatura moderna” dos africanos.

Presente na cerimónia, o  Embaixador da Venezuela, Eldam Domígues Forty disse ser importante  que haja união entre os povos africanos, para se lutar contra o” imperialismo e  a opressão imperial”.

A combatente da liberdade da pátria, Tiadora Inácia Gomes exaltou, na ocasião, os feitos dos líderes africanos que resultaram na fundação de organizações panafricanistas , que se tornaram instrumentos de  libertação do povo africano. ANG/LLA/LPG//SG          

Sem comentários:

Enviar um comentário