terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Desporto/Federação de Futebol da Guiné-Bissau promove torneio em homenagem ao  Rei Pelé

Bissau, 10 Jan 23 (ANG) – A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) em colaboração com o Governo, promove um torneio de futebol , em homenagem ao Rei de futebol mundial Pelé, que recentemente morreu, vitima de doença prolongada
.

Na cerimónia de abertura do torneio, segunda-feira, o ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Mendes disse  que o desaparecimento físico do “Rei” Pelé vai deixar um profundo vazio no coração  dos amantes de futebol mundial.

“Apesar de  nos deixar fisicamente, a sua simplicidade e arte de bola será lembrado pelas sucessivas gerações”, disse Augusto Gomes.

Mendes reiterou a decisão do  Governo da Guiné-Bissau, de rebatizar o Estado da Rocha de Bafatá, no Leste do país, com o nome de  “Estádio Rei Pelé”.

A decisão satisfaz um apelo da FIFA dirigida aos  seus membros  para imortalizar Pélé, considerado o maior futebolista de sempre.

O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) Carlos Alberto Mendes Teixeira vulgo (Caito), referiu na cerimónia que o  mundo tomou  conhecimento do desaparecimento físico de um homem que durante a sua juventude alegrou corações de amantes do futebol mundial.

“É neste sentido que entendemos que devemos organizar este torneio para homenagear o “Rei” Pelé, pela história que deixou para os amantes de futebol”, disse Mendes Teixeira.

Acrescentou que o torneio terá a duração de quatro dias e vai juntar crianças de diferentes sexos, assim como os veteranos futebolistas.  

Em representação do embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Ilma Gonçalves mostrou-se satisfeita com a iniciativa, e em nome do seu país, agradeceu o Estado guineense pelo reconhecimento ao “Rei” Pelé.

Edson Arantes do Nascimento vulgo “Pelé”, nasceu a 23 de Outubro de 1940 em São Paulo e vitima da doença prolongada desapareceu fisícamente no dia 29 de Dezembro de 2022.ANG/LLA/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário