quinta-feira, 20 de julho de 2023

  Energia/Ministro Augusto Poquena acusado de desviar cerca 57 milhões de Fcfa

Bissau, 20 Jul 23(ANG) - O Sindicato de Base do Ministério da Energia e Indústria, acusou o ministro cessante deste pelouro, Augusto Poquena, de ter movimentado cerca de 57 milhões de fcfa para benefício particular.

Augusto Poquena
“O Ministro continua a auferir da receita do Ministério, impedindo, assim, o nornal funcionamento desta instituição. No dia 17 deste mês pediu [Ministro] 3 milhões de Fcfa, e na sequência disso, foi entregue no seu gabinete 10 milhões. Entre os dias 16 e 17 [de julho] foi movimentada uma soma de 47 milhões de fcfa para um paradeiro incerto”, denunciou o Presidente do Sindicato de base, Daniel José Antônio Lopes, na quarta-feira,19 de Julho, em conferência de imprensa.

O Ministro da Energia cessante, Augusto Poquena é ainda acusado  de ter se apropriado de seis viaturas da instituição.

“(…) Exigimos a devolução de seis viaturas do Ministério da Energia na posse do Ministério das Finanças”, diz o sindicalista, frisando que “o Ministério da Energia continua a deparar-se com grandes dificuldades, numa altura em que foram gastos montantes e montantes na compra de viaturas que, no entanto, encontram-se na posse de outra instituição ”.

Daniel José Antônio Lopes admitiu entrar com uma ação judicial contra o Ministro da Energia, "caso esse mantenha o braço-de-ferro com os funcionários".

“Caso o Ministro continuar a manter o braço-de-fero com os funcionários, o sindicato entrará com uma ação judicial contra ele, estando dentro ou fora. Esta é uma situação que pode acontecer dentro de um mês”, diz o Presidente do Sindicato de Base do Ministério da Energia.ANG/CFM

 

Sem comentários:

Enviar um comentário