terça-feira, 25 de julho de 2023

             Espanha/ PP vence mas sem maioria absoluta com VOX

Bissau,25 jul 23(ANG) - Nas eleições legislativas em Espanha que decorreram este domingo, os conservadores do Partido Popular (PP) venceram, mas não conseguiram uma maioria absoluta, mesmo com os votos do VOX. ​​​​​​Contrariando todas as sondagens, o PSOE de Pedro Sánchez, obteve um resultado mais confortável que o esperado.

O PP conseguiu eleger 136 deputados e o VOX 33 parlamentares. No total, PP e VOX somam 169 deputados no parlamento, ficando a sete lugares dos 176 necessários para a maioria absoluta.

O PSOE, do actual primeiro-ministro, elegeu 122 deputados e a coligação Sumar, de partidos de esquerda e extrema-esquerda obteve 31 lugares. Juntos, perfazem 153 lugares na assembleia.

Resultados cerrados que podem indicar um bloqueio para a formação de um novo executivo. Mesmo assim, no fim da noite eleitoral, Alberto Feijóo, líder do PP, dado como favorito em todas as sondagens, sublinhou o seu direito a governar.

Como o candidato que teve mais apoio nas eleições gerais, com toda a humildade e determinação, cabe-me a função de iniciar diálogos para formar Governo.

Contrariando todas as sondagens, o PSOE de Pedro Sánchez, obteve um resultado mais confortável que o esperado com a eleição de mais dois deputados que nas Legislativas de Novembro de 2019

No discurso após resultados, o actual primeiro-ministro espanhol ressalvou o fracasso do “bloco de retrocesso.”

Somos muitos mais os que querem que Espanha continue a avançar, do que os que querem o caminho do retrocesso do Partido Popular com o VOX.

Contas feitas, os resultados deste domingo mostram que, ao contrário da direita, o PSOE ainda tem hipóteses de iniciar diálogos - mesmo que extremamente difíceis - tendo em vista a formação de governo.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário