terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Cooperação/"Cabo Verde tem um papel importante na estabilidade da região africana", diz Antony Blinken

Bissau,23 Jan 24(ANG) - O secretário de Estado norte-americano disse esta segunda-feira, 22 de Janeiro, que Cabo Verde desempenha um papel importante na estabilidade da região africana.

Antony Blinken foi recebido pelo primeiro-ministro Ulisses Correia, na cidade da Praia, os dois dirigentes políticos mostraram interesse em reforçar parcerias nas áreas da segurança marítima e da cibersegurança.

No encontro de alto nível com o secretário de Estado norte-americano, o primeiro-ministro disse que Cabo Verde é um parceiro antigo e consistente dos dos Estados Unidos da América afirmou que os dois países  partilham dos valores da democracia, do direito internacional e do multilateralismo. Ulisses Correia e Silva disse que Cabo Verde quer reforçar as relações com os EUA nas áreas da segurança marítima e da cibersegurança.

“Gostariamos de reforçar a parceria com os estados unidos america áreas da segurança marítima e da cibersegurança, numa perspectiva regional e global. Gostaríamos de ter uma parceria estruturada, previsível e consistente para além de ações que já desenvolvemos muito boas nesta area”, disse Ulisses Correia.

Por sua vez, o secretário de estado norte-americano, Antony Blinken disse que Cabo Verde desempenha um papel importante na estabilidade da região africana e explicou porque iniciou a digressão pela África por Cabo Verde.

“Tenho de dizer que há uma boa razão para iniciar esta visita por África por Cabo Verde. Este país tem sido um parceiro imprescindível dos estados unidos da américa e como disse o pm esta é uma parceria que se baseia na partilha de valores e de interesses comuns. Cabo Verde desenvolve um papel preponderante num mundo civilizado e há forte comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos que tem contribuído para o progresso do nosso país”, explicou.

Esta é a primeira visita de um Secretário de Estado norte-americano a Cabo Verde. Antony Blinken segue agora para  Costa do Marfim, Nigéria e Angola.ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário