sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Política/PR exorta Governo  à fazer recenseamento geral dos funcionários públicos “para garantir credibilidade no país”

Bissau, 26 Jan 24 (ANG) - O Presidente da República (PR)  exortou, na quinta-feira, os membros do Governo a realizar  um “rigoroso controlo” para o apurmento real do número dos funcionários em efetividade de funções na Função Pública, de modo a grantir “mais responsabilidade e credibilidade” à Guiné-Bissau.

De acordo com o Comunicado de Conselho de Ministros à que a ANG teve acesso hoje, a exortação de Umaro Sissoco Embaló foi feita ao abrir a sessão Ordinária da reunião do coletivo ministerial de 25 de Janeiro.

“O Presidente da República exortou os membros do Governo no sentido de se proceder a um rigrosso controlo para o apurmento real do número dos funcionários em efetividade de funções, criando-se assim, pressupostos para um recenceamento geral dos trabalhadores da Administração Pública com responsabilidade e credibilidade requeridas”, refere o comunicado.

Segundo o mesmo documento, na parte deliberativa, o Conselho de Ministros  protelou a aprovação do Projeto de Decreto que cria o Centro de Serviços Integrados dos Transportes, denominado “Guichet Único dos Transportes”, para a próxima sessão, e aprovou a proposta do Cronograma para a Atualização dos Cadernos Eleitorais.

No capítulo das nomeações, o Conselho de Ministros deu anuência a que, por Despacho do Primeiro-ministro, se efetue a movimentação do pessoal dirigente da Administração Pública conforme se indica: para o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, Helder Romano Cruz Vieira é nomeado Diretor-geral de Identificação Civil, Registos e Notoriado e Cherno Sanó Jaló, Diretor-geral dos Serviços Presionais e Reinserção Social.

Ainda para o mencionado ministério, Domingos Monteiro Correia é nomeado Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Fernanda Maria da Costa, Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Pedro Manuel Gomes nomeado Diretor do Gabinete de Informação e Consulta Jurídica.

Para Ministério de Administração Territorial e Poder Local, Mustafa Soares Cassamá é nomeado Governador da Região de Bafatá, Salomé Augusta Lopes dos Santos Allouche, governadora da região de Biombo, Ramiro Bubacar Embaló, governador da região de Bolama-Bijagós e Braima Camará,  governador da região de Cacheu.

Igualmente para o Ministério de Administração Territorial e Poder Local, Elisa Maria Tavares Pinto é nomeada  governadora da região de Gabu, António Mustafa Jaló, governador da região de Quinará, Martinho Moreira, governador de região de Oio e Aminata Silá, governadora da região de Tombali.

Conforme o Comunicado do Conselho de Ministros, no Ministério das Finanças, Luciana Josina Fernandes Vieira Queta Banjai é nomeada Secretária Nacional do Património do Estado, Doménico Oliveira Sanca, Diretor-geral das Alfândegas, Usna António Quadé, Diretor-geral do Controlo Financeiro, Carfa Embaló, Diretor-geral do Orçamento e Mussuba Canté, Diretora-geral da Supervisão das Atividades de Poupança e Microcrédito.

Ainda para o referido Ministério, Chanceler Pereira é nomeado Diretor-geral das Contribuições e Impostos, Mamadjam Djaló, Diretor-geral dos Concursos Públicos e Geraldino Duarte Fernandes Dias, Comandante de Brigada de Ação Fiscal.

No Ministério da Saúde Pública, Agostinho Mbarco Ndunba é nomeado Diretor -geral de Prevenção e Promoção de Saúde, Alanã António Tambá Nhanque, Diretora-geral de Administração do Sistema de Saúde, Zimânia Cá, Diretora -geral de Saúde Materno Infantil, Ivandro Ismail Carlos Pedreira, Diretor-geral de Estabelecimentos dos Cuidados com Saúde e Quinta Sanhá Insumbo, Presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública.

No Ministério dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Vanessa Pereira Gomes Nambera é nomeada Diretora-geral do Combatente da Liberdade da Pátria, Tcherno Baldé, Diretor-geral de Assistência e Reinserção Social e Nautan Mancabu, Diretor-geral do Centro de Coordenação da Acção Anti Minas.

No Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Luis Miguel da Silva Malú é nomeado Diretor-geral de Infraestruturas de Transportes e Adolfo Ramos, Diretor-geral de Habitação e Urbanismo. ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário