quarta-feira, 10 de julho de 2019

Ensino especial


 Escola de surdos/mudos recebe  equipamentos escolares e géneros alimentícios

Bissau,10 Jul 19(ANG) – Uma equipa da Fundação João XXIII, chefiada pelo seu representante na Guiné-Bissau procedeu hoje a entrega de diversos equipamentos escolares, géneros alimentícios e roupas à Escola de Surdos/Mudos.

No acto da entrega do referido donativo, Jacinto Duarte Felipe afirmou que começaram a apoiar a Guiné-Bissau nos anos 90, e que a primeira ajuda foi a  recuperação do bairro social de São Vicente Paulo, em Bissau.

“Depois, e através do falecido Dr. Fernando Cá, cidadão guineense e natural da região de Biombo, foi nos oferecido um terreno em Quinhamel onde estamos a construir uma Granja e com apoio do Régulo local construímos igualmente a nossa sede em Ondame”, explicou.

Jacinto Duarte Felipe disse que, em relação aos Surdos e Mudos, a Guiné-Bissau, como país pobre, precisa de muitos apoios, salientando que o primeiro apoio concedida à aquela unidade escolar tem a ver com a doação de um autocarro de 56 lugares que chegou ao país hà dois anos.

“Depois veio o tal contentor de equipamentos escolares, géneros alimentícios e roupas”, referiu.

Aquele responsável sublinhou que na visita que efectuaram hoje à Escola de Surdos e Mudos constataram que as camas beliches dos dormitórios dos alunos estão com falta de colchões, pelo  que vão fazer diligências para colmatar essas dificuldades

Por sua vez, o Presidente da Escola de Surdos/Mudos da Guiné-Bissau, afirmou que, a partir do próximo ano, a Escola passará a funcionar como um Internato.

José Augusto Lopes frisou que no ano passado a Embaixada da China no país concedeu-lhes 120 camas beliche e estão a precisar de colhões para os equipar para poderem albergar as crianças.

“Para o próximo ano vamos poder receber as crianças sob regime do internato. Como é do conhecimento de todos, temos muitas crianças em diversas localidades do interior do país mas  não temos meios para implantar a Escola em todas as regiões”, disse.

José Lopes afirmou que, se a Escola de Surdos e Mudos for equipada, vão resgatar todas as crianças que se encontram no interior do país para Bissau, a fim de puderem estudar.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário